Jó 42
Compreendo que podeis tudo e que coisa alguma vos é impossível.
Quem é esse que, sem saber nada, denigre a providência? É verdade: falei sobre o que não entendia, maravilhas que me ultrapassam e que eu ignorava.
“Escuta-me e deixa-me falar, eu te interrogarei e tu me instruirás”.
Eu vos conhecia só por ouvir dizer, mas agora meus olhos vos veem.
Por isso me retrato e me arrependo sobre pó e cinza.
Javé repreende os amigos de Jó
Depois de haver dirigido essas palavras a Jó, Javé disse a Elifaz de Temã "Minha ira se acendeu contra ti e contra teus dois amigos,* por que não disseste de mim coisas retas como fez meu servo Jó.
Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros e ide a meu servo Jó e oferecei-os em holocausto por vós; meu servo Jó intercederá por vós; e assim, em atenção a ele, não castigarei vossa insensatez, porque não disseste de mim coisas retas como fez meu servo Jó.
Elifaz de Temã, Baldad de Suás e Sofar de Naamat foram e fizeram como lhes tinha dito Javé, o qual aceitou a oração de Jó.
Jó retorna à felicidade.
Quando Jó rezou por seus amigos, * Javé o restabeleceu em seu estado anterior e lhe concedeu o duplo do que antes possuía.
Todos os seus irmãos, suas irmãs e seus antigos conhecidos vieram visitá-lo e comeram com ele em sua casa. Tiveram compaixão dele e consolaram de todo o mal que Javé tinha mandado sobre ele e o presentearam cada qual com uma moeda de prata e um anel de ouro.
Javé abençoou a nova condição de Jó mais que a primeira. Ele possuiu quatorze mil ovelhas e seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
Teve também sete filhos e três filhas.
Chamou a primeira pomba, a segunda Cássia e a terceira Azeviche.
Em toda a terra não se acharam mulheres tão belas como as filhas de Jó; e seu pai lhes destinou uma parte da herança junto com seus irmãos.
Depois disso, Jó viveu ainda cento e quarenta anos e viu seus filhos e netos até a quarta geração.