Josué 14

Foi isto que receberam em herança os israelitas na terra de Canaã e que lhes distribuíram em herança o sacerdote Eleazar e Josué, filho de Nun, e os chefes das famílias das tribos israelitas.
Foi por sorteio entre as nove tribos e meia que receberam sua herança, como Javé havia ordenado por meio de Moisés,
pois às duas tribos e meia Moisés havia dado a herança do outro lado do Jordão, mas aos levitas não deu herança entre elas.
Os filhos de José formavam duas tribos, Manassés e Efraim; e não foi dada no país nenhuma parte aos levitas, mas apenas algumas cidades, para nelas habitarem, e seus arredores, para seu gado e para seus bens.
Os israelitas fizeram como Javé havia ordenado a Moisés e repartiram o país.

Hebron é destinada a Caleb.

Os filhos de Judá vieram ter com Josué em Guilgal e Caleb, filho de Jefoné, o cenezeu, disse-lhe: “Tu sabes o que Javé disse a Moisés, homem de Deus, a meu e a teu respeito em Cades Barne.
Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo de Javé, me enviou de Cades Barne para explorar o país, e eu lhe fiz um relato conforme sentia em meu coração.
Enquanto os irmãos que haviam ido comigo desencorajavam o povo, eu seguia fielmente Javé, meu Deus.
Por isso, naquele dia, Moisés jurou, dizendo-me: ‘A terra que teus pés pisaram será herança tua e de teus filhos para sempre, porque seguiste fielmente Javé, meu Deus’.
Pois bem, Javé me conservou em vida, como prometeu, nestes quarenta e cinco anos, desde quando ele disse isto a Moisés, enquanto Israel peregrinava no deserto. Agora estou com oitenta e cinco anos,
mas ainda forte como no dia em que Moisés me enviou a explorar o país, com as mesmas forças agora como naquela época, tanto para combater como para ir e vir.
Dá-me, pois, aquela montanha da qual falou Javé naquele dia. Tu mesmo ouviste naquele dia que estavam os enacim e cidades grandes e fortificadas. Se Javé estiver comigo, eu os expulsarei, como disse Javé”.
Josué abençoou Caleb, filho de Jefoné, e deu-lhe Hebron como herança.
Por isso Hebron permaneceu até o dia de hoje propriedade de Caleb, filho de Jefoné, o cenezeu, porque ele seguiu perfeitamente Javé, Deus de Israel.
Hebron se chamava antes Cariat-Arbe; Arbe foi o maior homem entre os enacim. E o país repousou da guerra.