Josué 11

Quando soube disso, Jabin, rei de Hasor, enviou mensageiros a Jobab, rei de Merom, ao rei de Semeron, ao rei de Acsaf,
e aos reis que moravam ao norte, nas montanhas, na Arabá, ao sul de Genesaré, na planície e nas alturas de Dor do lado do mar;
aos cananeus do oriente e do ocidente, aos amorreus, aos heveus, aos ferezeus, aos jebuseus da montanha e aos heteus aos pés do Hermon na terra de Masfa.
Eles partiram com todas as suas tropas, um povo numeroso como a areia da praia do mar, com enorme quantidade de carros e cavalos.
Todos esses reis se reuniram e foram acampar juntos perto das águas de Merom, para combater Israel.
Javé disse a Josué: “Não os temas, porque amanhã a esta mesma hora eu os entregarei todos, mortos, a Israel. Cortarás os tendões de seus cavalos e queimarás seus carros”.
Josué, com todos os guerreiros, caiu de improviso sobre eles nas águas de Merom e os atacou.
Javé os entregou nas mãos de Israel, que os venceu e os perseguiu até Sidônia, a grande, até Maserefot-Maim e até o vale de Masfa, ao oriente; e os derrotou até não lhes deixar um sobrevivente.
Josué os tratou como Javé lhe havia ordenado: cortou os tendões de seus cavalos e queimou seus carros.

Tomada das cidades.

Então Josué voltou, tomou Hasor e matou à espada seu rei, pois Hasor era antigamente a capital de todos aqueles reinos.
Passou a fio de espada todo ser vivo que se encontrava, votando-a ao extermínio, sem deixar sobrevivente, e incendiou Hasor.
Josué apoderou-se de todas as cidades daqueles reis e de todos aqueles reis e passou-os a fio de espada, votando-os ao extermínio, como havia ordenado Moisés, servo de Javé.
Israel, porém, não incendiou nenhuma das cidades situadas sobre colinas, exceto Hasor, a única que Josué incendiou.
Os israelitas apoderaram-se de todos os despojos dessas cidades e dos rebanhos; quanto às pessoas, passaram- -nas a fio de espada até exterminá-las completamente, sem deixar ninguém com vida.
Como Javé havia ordenado a Moisés, seu servo, assim Moisés o ordenou a Josué, o qual o executou sem omitir coisa alguma do que Javé havia ordenado a Moisés.

Sumário das conquistas de Josué.

Assim Josué conquistou toda aquela terra: a região montanhosa, o Negueb inteiro, toda a terra de Gósen, a baixada, a Arabá, a parte montanhosa de Israel e suas campinas,
desde o monte Halac, que se eleva em direção de Seir até Baal-Gad no vale do Líbano, aos pés do monte Hermon; prendeu todos os seus reis, a quem feriu de morte.
Durante muito tempo Josué combateu contra todos esses reis,
porque não houve cidade que fizesse as pazes com os israelitas, exceto os heveus que habitavam em Gabaon. Foi combatendo que conquistaram todas as outras,
pois era desígnio de Javé que o coração deles se obstinasse em fazer a guerra a Israel, a fim de que fossem votados ao extermínio sem compaixão e aniquilados, como Javé havia ordenado a Moisés.
Naquele tempo veio Josué e exterminou os enaquitas da região montanhosa, isto é, de Hebron, de Dabir, de Anab, de todos os montes de Judá e de todos os montes de Israel; votou-os, com suas cidades, ao extermínio.
Assim, pois, não restou nenhum enaquita na terra dos israelitas; ficaram alguns em Gaza, em Gat e em Azoto.
Josué, portanto, ocupou todo o país, exatamente como Javé havia dito a Moisés, e deu-o em herança a Israel, conforme sua divisão por tribos. E o país descansou da guerra.