Jeremias 7

Esta é a palavra que foi dirigida por Javé a Jeremias:
“Fica na porta do templo de Javé e proclama esta palavra: Ouvi a palavra de Javé, vós todos de Judá, que entrais por estas portas para prostrar-vos diante de Javé.
Assim fala Javé dos exércitos, Deus de Israel: Melhorai vossa conduta e vossas ações, e eu vos farei habitar neste lugar.
Não se iludam com palavras mentirosas, dizendo: Templo de Javé, templo de Javé, este é o templo de Javé!
Porque, se realmente emendardes vossa conduta e vossas obras, se deveras fizerdes justiça uns aos outros;
se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão e a viúva, se não derramardes o sangue inocente neste lugar e se não seguirdes, para vossa infelicidade, outros deuses,
eu vos farei morar neste lugar, no país que dei a vossos pais desde muito tempo e para sempre.
Mas vós confiais em palavras falsas que para nada valem:
roubar, matar, cometer adultério, jurar falso, queimar incenso a Baal, seguir outros deuses que não conhecíeis.
Depois vindes e vos apresentais diante de mim neste templo, que traz meu nome, e dizeis: ‘Estamos salvos!’, para depois continuar cometendo todas essas abominações.
Por acaso considerais como um covil de ladrões este templo que traz meu nome? Tudo isto eu vi também oráculo de Javé.
Ide, portanto, ao lugar que foi meu em Silo, onde outrora eu fiz habitar meu nome; considerai o que fiz dele, por causa da maldade de Israel, meu povo.
Agora, que fizestes todas estas ações oráculo de Javé e não me escutastes quando vos falei constantemente e não respondestes a meus apelos,
eu tratarei este templo que traz meu nome e no qual confiais e este lugar que dei a vós e a vossos pais, como tratei Silo.
Eu vos expulsarei de minha frente como expulsei todos os vossos irmãos, toda a descendência de Efraim.
Tu, pois, não intercedas por este povo, não faças por ele súplicas e orações nem insistas comigo, porque não te escutarei.
Não vês o que fazem nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
Os filhos recolhem a lenha, os pais acendem o fogo e as mulheres amassam a farinha para fazer bolos para a Rainha do céu; depois derramam libações a outros deuses para ofender-me.
Mas por acaso é a mim que eles ofendem? oráculo de Javé –; não é antes a si próprios para sua própria vergonha?
Por isso, assim fala o Senhor Javé: Minha ira, meu furor, se derramará sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores dos campos e sobre os frutos da terra: é um fogo que não se apaga”.

Dureza e infidelidade.

Assim fala Javé dos exércitos, o Deus de Israel: “Ajuntai vossos holocaustos a vossos sacrifícios e comei a carne deles!
Pois eu nada disse nem ordenei a vossos pais quando os fiz sair da terra do Egito sobre holocausto e sacrifício.
Mas isto lhes ordenei: Escutai minha voz! Então eu serei vosso Deus e vós sereis meu povo; e caminhai sempre na estrada que eu vos prescrevo, para que sejais felizes.
Mas eles não escutaram nem prestaram ouvido, seguiram seus planos, a maldade de seu coração obstinado, e, em vez de virar o rosto para mim, viraram-me as costas.
Desde quando vossos pais saíram da terra do Egito até hoje tenho enviado a vós todos os meus servos, os profetas, todo o dia, sem cessar;
mas eles não me escutaram nem prestaram ouvido. Endureceram sua cerviz, tornaram-se piores que seus pais.
Tu lhes dirás todas estas coisas, mas eles não te escutarão; tu os chamarás, mas não te responderão.
Então lhes dirás: Esta é a nação que não escuta a voz de Javé, seu Deus, nem aceita sua correção. Desapareceu a fidelidade, foi banida de sua boca”.

Profanação e castigo.

“Corta tua cabeleira e joga-a fora e entoa sobre as alturas uma lamentação, porque Javé rejeitou e abandonou a geração que é alvo de sua ira.
Porque os filhos de Judá cometeram o que me desagrada oráculo de Javé. Instalaram suas abominações no templo que traz meu nome, para contaminá-lo.
Construíram o altar de Tofet, no vale de Ben-Enom, para queimar seus filhos e filhas, coisa que jamais ordenei nem me passou pela mente.
Por isso virão dias oráculo de Javé nos quais não se chamará mais Tofet nem vale de Ben-Enom, mas vale do Massacre. Então se sepultará em Tofet, porque não haverá outro lugar.
Os cadáveres deste povo servirão de pasto para as aves do céu e para os animais da terra, e ninguém os espantará.
Eu farei cessar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém os gritos de alegria e os sons de festa, a voz do esposo e da esposa, porque o país será um deserto”.