Jeremias 35
“Vai à família dos recabitas e fala-lhes, conduze-os a uma das salas do templo e oferece-lhes vinho a beber”.
Tomei então Jezonias, filho de Jeremias, filho de Habsanias, seus irmãos e todos os seus filhos, isto é, toda a família dos recabitas.
Conduzi-os ao templo de Javé, à sala dos filhos de Joanã, filho de Jegdalias, homem de Deus, a qual fica ao lado da sala dos chefes e sobre a sala de Maasias, filho de Selum, guarda da porta.
Coloquei diante dos membros da família dos recabitas jarras cheias de vinho e copos e lhes disse: “Bebei o vinho!”
Eles responderam: “Nós não bebemos vinho, porque nosso antepassado Jonadab, filho de Recab, nos deu esta ordem: ‘Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos
não construireis casas, não semeareis sementes, não plantareis vinhas e não possuireis nenhuma, mas morareis em tendas por toda a vida, para que possais viver longamente sobre a terra, na qual viveis peregrinando’.
Temos obedecido às ordens do nosso antepassado Jonadab, filho de Recab, em tudo que nos ordenou, de modo que nós, nossas mulheres, nossos filhos e nossas filhas, não bebemos vinho em toda a nossa vida;
não construímos casas para morar nem possuímos vinha, nem campo, nem semente.
Habitamos em tendas. Obedecemos e fazemos tudo o que nos mandou Jonadab, nosso pai.
Mas quando Nabucodonosor, rei de Babilônia, invadiu o país, dissemos: ‘Vinde, entremos em Jerusalém, para escapar do exército dos caldeus e do exército dos arameus’. Assim, viemos morar em Jerusalém”.
Então foi dirigida a Jeremias esta palavra de Javé:
“Assim fala Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Vai dizer aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Não quereis aceitar a lição, escutando minhas palavras? – oráculo de Javé.
Foram postas em prática as palavras de Jonadab, filho de Recab, que tinha mandado a seus filhos não beber vinho. Eles de fato não o beberam até hoje, porque obedeceram à ordem de seu pai. E eu vos falei sem me cansar e com insistência, mas não me escutastes!
Eu vos enviei sem me cansar e muitas vezes todos os meus servos para dizer-vos: Abandone cada qual sua má conduta, emendai vossas ações e não sigais outros deuses para servi-los, para poderdes habitar no país que concedi a vós e a vossos pais. Mas não prestastes ouvido e não me destes atenção.
Sim, os filhos de Jonadab, filho de Recab, executaram a ordem que lhes dera seu pai; este povo, porém, não me escutou.
Por isso, assim fala Javé, o Deus dos exércitos, o Deus de Israel: Mandarei sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém todo o mal que decretei contra eles, porque lhes falei e não me ouviram, eu os chamei e não responderam”.
Jeremias disse à família dos recabitas: “Assim fala Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Porque obedecestes à ordem de Jonadab, vosso pai, e observastes todos os seus decretos e fizestes tudo o que vos ordenou,
por isso assim fala Javé dos exércitos, o Deus de Israel: A Jonadab, filho de Recab, jamais faltará alguém que esteja sempre em minha presença”.