Jeremias 19
Assim diz Javé a Jeremias: “Vai comprar para ti uma bilha de terracota; toma contigo alguns anciãos dentre o povo e dentre os sacerdotes
e sai para o vale de Ben-Enom, que está na entrada da porta dos Cacos. Lá proclamarás as palavras que eu te direi.
Tu dirás: Ouvi a palavra de Javé, ó reis de Judá e habitantes de Jerusalém! Assim fala Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Eis que mandarei sobre este lugar uma calamidade tal que fará retinir os ouvidos de todos os que a ouvirem,
porque me abandonaram e profanaram este lugar sacrificando a outros deuses, que nem eles, nem seus pais, nem os reis de Judá conheciam. Encheram este lugar de sangue de inocentes;
edificaram os lugares altos a Baal para queimar seus filhos no fogo como holocausto a Baal, coisa que eu não mandei, nem me passou pela mente.
Por isso, virão dias – oráculo de Javé – nos quais este lugar não se chamará mais Tofet nem vale de Ben--Enom, mas antes Vale do Massacre.
Eu tornarei vãos os planos de Judá e de Jerusalém neste lugar. Eu os farei cair pela espada diante de seus inimigos e por meio daqueles que atentam contra sua vida e darei seus cadáveres como pasto às aves do céu e aos animais da terra.
Reduzirei esta cidade a um lugar desolado e a objeto de zombaria; todos os que passarem perto dela ficarão estupefatos e assobiarão à vista de todas as suas feridas.
Eu os farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas; eles se devorarão entre si durante o cerco e na angústia com que os afligirão os inimigos e todos os que atentam contra sua vida.
Tu, pois, quebrarás a bilha à vista dos homens que tiverem vindo contigo
e referirás a eles: Assim fala Javé dos exércitos: Quebrarei este povo e esta cidade assim como se quebra um vaso de terracota, que não se pode mais consertar. Sepultarão até mesmo em Tofet, porque não haverá mais espaço para sepultar.
Assim farei – oráculo de Javé – a respeito deste lugar e de seus habitantes, tornando esta cidade semelhante a Tofet.
As casas de Jerusalém e as casas dos reis de Judá serão impuras como o lugar de Tofet; isto é, todas as casas, sobre cujos terraços queimavam incenso a todo o exército celeste e faziam libações a outros deuses”.
Quando Jeremias voltou de Tofet, aonde Javé o havia mandado profetizar, pôs-se de pé no átrio do templo de Javé e disse a todo o povo:
“Diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Vou mandar sobre esta cidade e sobre todas as suas aldeias todo o mal que lhe anunciei, porque eles se obstinaram, recusando-se a escutar minhas palavras”.