Jeremias 10
Escutai a palavra que Javé vos dirige, casa de Israel.
Assim diz Javé: “Não imiteis a conduta dos gentios e não tenhais medo dos sinais do céu, porque são os gentios que têm medo deles.
Pois os costumes dos povos são vaidade; são madeira cortada na floresta, trabalhada pelo escultor com o cinzel.
É enfeitada de prata e ouro, é fixada com pregos e com martelos, para que não se mova.
Os ídolos são como espantalho num campo de abóboras, não sabem falar; é preciso carregá-los, porque não andam. Não os temais, porque não fazem mal algum, nem o bem eles podem fazer"
Grandeza de Deus
Ninguém é igual a vós, Javé;* Vós sois grande, e grande é vosso nome por vosso poder.*
Quem nãoo vos temerá, rei das nações?* Isto vós convém, porque entre todos os sábios das nações e em todos os seus reinos ninguém é semelhante a vós.
Prata batida e laminada, trazida de Társis, e ouro de Ofir, trabalho de escultor de ourives; é revestido de púrpura e de escarlate: mera obra de artesãos.
Javé, porém, é o Deus verdadeiro, ele é o Deus vivo e o rei eterno; diante de seu furor e a terra treme, as nações não podem resistir a sua ira.
Assim direis a eles: "Os deuses que não fizeram o céu e a terra desaparecerão da terra e debaixo deste céu".
Ele formou a terra com seu poder,* fixou o mundo com sua sabedoria, e com sua inteligência estendeu os céus.
Quando faz ouvir sua voz, é um fragor de águas no céu. Ele faz subir as nuvens da extremidade da terra,* produz relâmpagos para a chuva e tirao vento de seus propósitos.
Fica ignorante todo homem, sem compreender; todo ourives se envergonha de seus ídolos, porque é mentira o que ele fundiu e não tem sopro vital.
Eles são nulidades, obras ridículas; no tempo de seu castigo perecerão.
Não é assim a herança de Jacó, porque ele formou odas as coisas, e Israel é a tribo de sua herança, Javé dos exércitos é seu nome.
Pânico em Judá
Junta do chão tua bagagem,* tu que estás sitiada!
Porque assim fala Javé: "Desta vez expulsarei para longe os habitantes do país; eu os afligirei, para que me reencontrem".
Ai de mim por causa de minha ferida;* minha chaga é incurável. No entanto eu tinha pensado: "Este é meu mal e devo suportá-lo".
Minha tenda está destruída, todas as minhas cordas se romperam. Meus filhos se afastaram de mim e não existe mais.* Não há mais ninguém que monte minha tenda e estenda minhas lonas.
Os pastores se tornaram insensatos,* não procuraram mais Javé; por isso não tiveram êxito e dispersou-se todo o seu rebanho.
Ouve-se um rumor que avança e um grande clamor chega do país do norte, para reduzir as cidades de Judá a um deserto, refúgio de chacais.
Oração de Jeremias
Eu sei, Javé, que o homem não é dono de seu caminho;* não está no poder de quem caminha dirigir seus passos.
Corrigi-me, Javé, mas com justa medida;* não segunda vossa ira, para não me reduzirdes ao nada".
Derramai vossa ira sobre as nações que não vos conhecem* e sobre as famílias que não invocam vosso nome; porque devoraram Jacó,* elas os devoraram e consumiram, e destruíram sua morada.