Isaías 60
Porque eis que as trevas cobrem a terra, a escuridão envolve as nações; mas sobre ti resplandece Javé, sobre ti aparece sua glória.
Caminharão as nações a tua luz, os reis ao esplendor de tua aurora.
Ergue os olhos ao redor e vê: todos estes se reuniram, vêm a ti: teus filhos vêm de longe, tuas filhas são carregadas nos braços.
A esta vista ficarás radiante, palpitará e se dilatará teu coração, quando as riquezas do mar confluírem para ti e chegarem a ti os tesouros das nações.
Uma caravana de camelos te invadirá, dromedários de Madiã e de Efá; todos virão de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando os louvores de Javé.
Em ti se reunirão todos os rebanhos de Cedar, os carneiros dos nabateus estarão a teu serviço; subirão como oferta agradável a meu altar; tornarei esplêndido o templo de minha glória.
Quem são esses que voam como nuvens e como pombas para seu pombal?
São navios que se reúnem para mim, os navios de Társis na primeira fila, para trazer teus filhos de longe, com prata e ouro, pelo nome de Javé teu Deus, pelo Santo de Israel que assim te honra.
Homenagem dos povos.
Os filhos dos estrangeiros reconstruirão teus muros, seus reis estarão a teu serviço, porque em meu furor eu te castiguei, mas em minha benevolência tive piedade de ti.
Tuas portas estarão sempre abertas, não se fecharão nem de dia, nem de noite, para conduzir a ti as riquezas dos povos sob a guia de seus reis.
Porque a nação e o reino que não quiserem servir-te perecerão, e as nações serão totalmente exterminadas.
A glória do Líbano virá a ti, ciprestes, olmos e abetos juntamente, para embelezar o lugar de meu santuário e enobrecer meu pedestal.
Virão a ti humildemente os filhos de teus opressores; a teus pés se prostrarão os que te desprezavam. E te chamarão “Cidade de Javé”, “Sião do Santo de Israel”.
Em vez de abandonada, odiada e sem que ninguém passasse por ti, eu te farei o orgulho dos séculos, a alegria de todas as gerações.
Sugarás o leite das nações, sugarás as riquezas dos reis. Saberás que eu, Javé, sou teu Salvador e que teu Redentor é o Forte de Jacó.
Farei vir ouro em vez de bronze, farei vir prata em vez de ferro, bronze em vez de madeira, ferro em vez de pedras. Constituirei como tua soberana a paz, como tua governadora a justiça.
Glória imorredoura.
Não mais se ouvirá falar de violência em teu país, de devastação e de destruição dentro de tuas fronteiras. Tu chamarás teus muros “salvação” e tuas portas “louvor”.
Não será mais o sol tua luz do dia, nem te iluminará mais o clarão da lua. Mas Javé será para ti uma luz eterna, teu Deus será teu esplendor.
Teu sol não terá ocaso, não vai desaparecer tua lua, porque Javé será para ti uma luz eterna; terão acabado os dias de teu luto.
Teu povo será todo de justos, para sempre possuirá a terra; é o germe que eu plantei, a obra de minhas mãos, para minha glória.
O pequeno se tornará um milheiro, o menor será uma nação imensa; eu sou Javé: a seu tempo farei isto prontamente.