Isaías 58

Clama em alta voz, não te detenhas; levanta a voz como a trombeta; denuncia a meu povo seus crimes, à casa de Jacó seus pecados.
Todo dia me procuram, querem conhecer meus caminhos, como um povo que pratica a justiça e não abandonou a lei de seu Deus; pedem-me juízos justos, querem estar perto de Deus.
“Por que jejuar, se tu não o vês, mortificar-nos, se não o sabes?” É que no dia de vosso jejum tratais de vossos negócios e oprimis todos os vossos operários.
É que jejuais para vos entregar a litígios e disputas e para ferir com punho impiedoso. Não jejueis mais como fazeis hoje, se quereis fazer ouvir vossa voz no alto.
Acaso é este o jejum que me agrada, o dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco, deitar-se num leito de saco e de cinza? É a isto que chamais jejum e dia agradável a Javé?

O verdadeiro jejum.

Não é antes este o jejum que eu prefiro: quebrar as correntes iníquas, desatar os laços do jugo, deixar ir livres os oprimidos e quebrar todo jugo?
Não consiste talvez em repartir o pão com o faminto, introduzir em casa os pobres desabrigados e vestir quem está nu, sem desviar os olhos de tua gente?
Então tua luz despontará como a aurora, tua ferida será rapidamente curada. Diante de ti caminhará tua justiça, e a glória de Javé te seguirá.
Então o invocarás, e Javé responderá; clamarás, e ele dirá: “Eis-me aqui!” Exortação à mansidão. Se tirares de teu meio a opressão, o dedo acusador e a maledicência,
se deres o pão ao faminto e saciares o indigente, então tua luz brilhará nas trevas e a escuridão será para ti como o meio-dia.
Javé te guiará sempre, no deserto saciará tua fome, dará vigor a teus ossos; e tu serás como jardim regado e como fonte cujas águas nunca faltam.
Tua gente reedificará as antigas ruínas, reconstruirá sobre as fundações de épocas distantes. Serás chamado reparador de brechas, restaurador de casas em ruína, para que nelas se possa morar.

Santificação do sábado.

Se te absténs de violar o sábado, de tratar teus negócios em meu dia santo, se chamas o sábado “delícias” e “venerável” o dia santo de Javé, se o honras te abstendo de viajar, de tratar teus negócios e de fazer discursos,
então encontrarás tuas delícias em Javé; eu te conduzirei em triunfo às alturas do país e te farei saborear a herança de Jacó, teu pai, pois a boca de Javé falou.