Isaías 56

Assim fala Javé: “Observai o direito e praticai a justiça, porque minha salvação está para vir; minha justiça, pronta a revelar-se”.
Feliz o homem que age assim, o filho de homem que nisto persevera, que observa o sábado sem profaná-lo e preserva sua mão de todo mal.
Não diga o filho do estrangeiro que aderiu a Javé: “Com certeza Javé vai excluir-me de seu povo!” Não diga o eunuco: “Eis que sou uma árvore seca!”
Pois assim fala Javé: “Aos eunucos, que observam meus sábados, escolhem fazer o que me agrada e permanecem firmes em minha aliança,
eu concederei em minha casa e dentro de meus muros um memorial e um nome melhores que filhos e filhas; eu lhes darei um nome eterno que jamais será cancelado.
Os filhos dos estrangeiros, que aderiram a Javé para servi-lo, para amar o nome de Javé e para ser seus servos, todos os que observam o sábado sem profaná-lo e se mantêm firmes em minha aliança,
vou conduzi-los a meu monte santo e os cumularei de alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, porque minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.
Oráculo do Senhor Javé, que reúne os dispersos de Israel: “Eu reunirei ainda outros, além daqueles reunidos”.

Contra os maus pastores.

Vós todos, animais dos campos, vinde comer; também vós, animais todos da floresta.
Seus guardiães são todos cegos, nada percebem. São todos cães mudos, incapazes de latir; cochilam deitados, gostam de dormir.
São cães de fome insaciável, pastores incapazes de entender. Cada qual segue seu caminho, cada um cuida do próprio interesse, sem exceção.
“Vinde, vou trazer vinho e nos embriagaremos de bebidas fortes. Amanhã será como hoje, com muito mais abundância”.