Isaías 53
Cresceu como broto diante dele e como raiz em terra árida. Não tem aparência nem beleza para atrair nossos olhares, nem esplendor para nos agradar.
Desprezado e rejeitado por todos, homem das dores que bem conhece o sofrimento, como se escondesse de nós sua face, era desprezado e não fizemos nenhum caso dele.
Mas eram nossos sofrimentos que ele tomou sobre si, eram nossas dores que ele assumiu; e nós o julgávamos castigado, ferido por Deus e humilhado.
Mas foi traspassado por causa de nossos crimes, esmagado por causa de nossas iniquidades. Abateu-se sobre ele o castigo que nos traz a paz, e por suas chagas fomos curados.
Todos nós estávamos perdidos como ovelhas, cada qual seguindo seu caminho; e Javé fez recair sobre ele a iniquidade de todos nós.
Maltratado, deixou-se humilhar e não abriu a boca; como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda diante dos tosquiadores, não abriu a boca.
Com opressão e sentença injusta foi eliminado; quem se aflige por sua sorte? Sim, foi cancelado da terra dos vivos, pela iniquidade de meu povo foi ferido de morte.
Foi-lhe dada sepultura com os ímpios, entre os malfeitores está seu túmulo, embora não tivesse cometido violência nem houvesse engano em sua boca.
Mas Javé quis esmagá-lo pelo sofrimento. Quando oferecer sua vida em expiação, verá uma descendência, prolongará seus dias e se cumprirá por meio dele a vontade de Javé.
Depois de seu íntimo tormento verá a luz e se fartará de seu conhecimento. O justo, meu servo, justificará a muitos, assumindo ele próprio a iniquidade deles.
Por isso eu lhe darei em prêmio as multidões, e com os poderosos dividirá os despojos, porque entregou-se a si mesmo à morte e foi contado entre os ímpios; entretanto ele levava o pecado de muitos e pelos pecadores intercedia.