Êxodo 30
“Farás também de madeira de acácia um altar para queimar o incenso.
Seu comprimento será de um côvado e de um côvado também sua largura, será quadrado, e terá dois côvados de altura; seus chifres formarão um só corpo com ele.
Cobrirás de ouro puro tanto sua parte superior como seus lados ao redor e seus chifres; e lhe farás uma moldura de ouro em volta.
Farás para ele duas argolas de ouro por baixo da moldura nos dois lados; fixarás essas argolas nos dois flancos, para receberem os varais, destinados a transportá-lo.
Farás os varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro.
Colocarás o altar diante da cortina que oculta a arca do testemunho, em frente do propiciatório, que está em cima do testemunho, lugar onde me comunicarei contigo.
Aarão queimará sobre ele incenso aromático; cada manhã, ao preparar as lâmpadas, ele o queimará;
também ao entardecer, quando Aarão acender as lâmpadas, o queimará também. Será um perfume perpétuo diante de Javé para vossas gerações.
Não oferecereis sobre ele perfume profano, nem holocausto, nem oblação; nem derramareis sobre ele libações.
Uma vez por ano Aarão fará a expiação sobre os chifres do altar com o sangue da vítima de expiação pelo pecado; sobre ele fará a expiação uma vez por ano, por todas as vossas gerações. Esse altar será uma coisa santíssima, consagrada a Javé”.
Imposto para o culto
Javé falou a Moisés, dizendo:
“Quando fizeres a contagem dos israelitas pelo recenseamento, cada um dará a Javé o resgate da própria pessoa quando os contares, para que não venha sobre eles algum flagelo ao serem recenseados.
Cada um dos que forem recenseados dará meio siclo, conforme o siclo do santuário; esse siclo é de vinte geras. Esse meio siclo é a contribuição devida a Javé.
Toda pessoa recenseada, de vinte anos para cima, dará essa contribuição a Javé.
O rico não dará mais, nem o pobre dará menos de meio siclo, ao entregarem a contribuição a Javé em resgate de vossas pessoas.
Receberás esse dinheiro do resgate dos israelitas e o empregarás no serviço da tenda da reunião; ele servirá aos israelitas de lembrança diante de Javé, para o resgate de vossas pessoas”.
A bacia de bronze.
Javé disse a Moisés:
“Farás uma bacia de bronze para as abluções, com um pedestal de bronze, e a colocarás entre a tenda da reunião e o altar, e a encherás de água.
Aarão e seus filhos lavarão nela mãos e pés.
Quando entrarem na tenda da reunião deverão lavar-se com essa água, para que não morram; e também ao se aproximarem do altar para oficiar, para queimar vítimas fumegantes a Javé.
Lavarão as mãos e os pés e não morrerão. Isso será para eles uma lei perpétua: para Aarão e sua descendência por todas as gerações”.
Óleo para a unção. O incenso.
Javé disse a Moisés:
Recolhe aromas de primeira qualidade: quinhentos siclos de mirra virgem; a metade, ou seja, duzentos e cinquenta siclos, de cinamomo perfumado; duzentos e cinquenta siclos de cana aromática
quinhentos siclos de cássia, segundo o siclo do santuário; um hin de azeite de oliveira.
Com tudo isso farás o óleo para a unção sagrada, um unguento elaborado com arte de perfumista; será o óleo para a sagrada unção.
Com ele ungirás a tenda da reunião e a arca do testemunho,
a mesa e todos os seus utensílios, o candelabro e seus acessórios, o altar do incenso;
o altar dos holocaustos e todos os seus acessórios, a bacia e seu pedestal.
Depois de consagrados, esses objetos se tornarão santíssimos, e tudo o que os tocar ficará santificado.
Ungirás também Aarão e seus filhos, e os consagrarás para que me sirvam como sacerdotes.
E assim falarás aos israelitas: Este será para vós e para vossas gerações o óleo da unção sagrada.
Não será derramado sobre o corpo de nenhum homem, nem fareis outro de semelhante composição; ele é coisa sagrada, e sagrado será para vós.
Quem fizer um outro semelhante e o derramar sobre pessoa profana será exterminado do meio de seu povo”.
Javé disse ainda a Moisés: “Toma as seguintes especiarias: estoraque, craveiro, gálbano e incenso puro, em igual proporção.
Com elas farás um perfume, uma composição aromática, obra de perfumista, temperada com sal puro e santo.
Parte dele reduzirás a pó e porás diante do testemunho, na tenda da reunião, onde me comunicarei contigo. Será para vós coisa santíssima.
Não fareis para vós outro perfume de composição semelhante a este que deverás fazer. Ele será para vós coisa santa, consagrada a Javé.
Quem fizer outro semelhante para aspirá-lo será exterminado do meio de seu povo”.