Êxodo 28

“Manda vir para junto de ti, dentre os israelitas, Aarão, teu irmão, e seus filhos, para que sejam meus sacerdotes: Aarão, Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar, filhos de Aarão.
Farás para Aarão, teu irmão, vestes sagradas, para honra e ornamento.
Falarás a todos os homens hábeis a quem dotei de espírito de sabedoria, a fim de que façam as vestes de Aarão, para que seja consagrado para o exercício de meu sacerdócio.
Estas são as vestes que deverão fazer: o peitoral, o efod, o manto, a túnica bordada, o turbante e o cinto. Farão essas vestes sagradas para Aarão, teu irmão, e para seus filhos, a fim de que me sirvam como sacerdotes.
Empregarão ouro, púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino.
Farão o efod de ouro, púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido, trabalho de bordado.
Terá duas ombreiras, que se unem a suas duas pontas, segurando-se assim.
O cinto que está por cima dele, para segurá-lo, será do mesmo trabalho, formando uma peça com ele; será de ouro, púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido.
Tomarás duas pedras de ônix, nas quais gravarás os nomes dos israelitas.
Seis nomes numa pedra e seis na outra, por ordem de nascimento.
Gravarás nessas duas pedras os nomes dos israelitas, como faz o lapidador ao gravar um selo, e as montarás em engastes de ouro.
Colocarás as duas pedras sobre as ombreiras, como memorial para os israelitas; e Aarão levará seus nomes sobre os ombros à presença de Javé, para recordação.
Farás engastes de ouro
e duas correntinhas de ouro puro, trançadas como cordões, e as fixarás aos engastes.
Farás o peitoral do julgamento, trabalho de artista, do mesmo modo que o efod, de ouro, púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido.
Será quadrado e duplo; terá um palmo de comprimento e um de largura.
Colocarás nele engastes de pedras, com quatro fileiras de pedras: na primeira um sárdio, um topázio e uma esmeralda;
na segunda, um rubi, uma safira e um berilo;
na terceira, um jacinto, uma ágata e uma ametista;
na quarta, um crisólito, um ônix e um jaspe. Serão engastadas em ouro e assim colocadas.
As pedras corresponderão aos nomes dos israelitas: doze segundo seus nomes; serão esculpidas como selos, cada pedra com seu nome, para as doze tribos.
Farás para o peitoral correntinhas de ouro puro, trançadas à maneira de cordões,
e duas argolas de ouro, que porás nas duas extremidades do peitoral.
Introduzirás as duas correntinhas de ouro nas argolas, que estão nas extremidades do peitoral,
e prenderás as duas pontas das correntinhas aos dois engastes e as porás nas ombreiras do efod, na frente dele.
Farás duas argolas de ouro que colocarás nas extremidades do peitoral, que estão na borda inferior, junto ao efod.
Farás mais duas argolas de ouro, que porás nas duas ombreiras do efod, abaixo, na frente dele, perto de sua juntura, por cima do cinto do efod.
O peitoral será ligado com suas argolas às argolas do efod por um cordão de púrpura violeta, para que esteja sobre o cinto do efod, e não possa desprender-se o peitoral do efod.
Desse modo Aarão, ao entrar no santuário, levará os nomes dos israelitas gravados no peitoral do julgamento, sobre seu peito, para memória diante de Javé continuamente.
No peitoral do julgamento porás os Urim e os Tumim, para que estejam sobre o peito de Aarão quando ele se apresentar diante de Javé. Assim Aarão levará sobre o peito o julgamento dos israelitas na presença de Javé continuamente”.

O manto, ou seja, a veste do efod.

“Farás o manto do efod todo de púrpura violeta.
Terá no meio uma abertura para a cabeça; essa abertura será debruada como a abertura de uma couraça, para que não se rompa.
Em volta de toda a sua orla inferior aplicarás romãs de púrpura violeta, púrpura escarlate e carmesim, entremeadas de campainhas de ouro;
uma campainha de ouro e uma romã; outra campainha de ouro e outra romã ao redor de toda a orla inferior do manto.
Aarão o vestirá em suas funções para que se ouça o som das campainhas, quando ele entrar no santuário à presença de Javé e quando sair, e assim ele não morra.
Farás uma lâmina de ouro puro, na qual gravarás à maneira de selo: ‘Consagrado a Javé’.
Prenderás a lâmina na frente do turbante com uma fita de púrpura violeta.
Ela estará sobre a fronte de Aarão, para que Aarão leve a iniquidade concernente às coisas santas, que os israelitas consagrarem ao oferecer qualquer de suas santas oferendas. Estará, pois, continuamente sobre sua fronte, para que eles encontrem benevolência diante de Javé.
Tecerás a túnica com linho fino, e de linho fino farás também um turbante e um cinto, obra de bordador.
Para os filhos de Aarão farás túnicas, cintos e turbantes, para honra e ornamento.
Com essas vestimentas revestirás Aarão, teu irmão, e seus filhos, e os ungirás, dando-lhes a investidura e consagrando-os para que me sirvam como sacerdotes.
Faze-lhes calções de linho para cobrirem sua nudez; irão da cintura até as coxas.
Aarão e seus filhos os vestirão quando entrarem na tenda da reunião ou quando se aproximarem do altar para ministrar no santuário, para que não incorram em culpa e não morram. Isso será uma lei perpétua para ele e para sua posteridade depois dele”.