Deuteronômio 33

Esta é a bênção que Moisés, homem de Deus, pronunciou sobre os israelitas, antes de morrer.
Ele disse: “Javé veio do Sinai, surgiu para eles de Seir; resplandeceu desde o monte Farã e chegou a Meriba de Cades; de sua mão direita saía o fogo da Lei para eles.
Vós amais os povos, todos os vossos santos estão em vossa mão; eles se sentam a vossos pés para receber vossas palavras.
Moisés nos prescreveu uma Lei, uma herança para a assembleia de Jacó.
Houve um rei em Jesurun, quando se reuniram os chefes do povo junto com as tribos de Israel.
Viva Rúben e não morra, e viva o número pequeno de seus homens”.
Isto é o que disse para Judá: “Ouvi, ó Senhor, a voz de Judá e reconduzi-o a seu povo; que suas mãos defendam seu direito, vinde em seu socorro contra seus inimigos”.
Para Levi disse: “Dai a Levi vossos Tumim e vossos Urim ao homem santo, que provastes em Massa e com o qual contendestes nas águas de Meriba;
que disse de seus pais: ‘Não os vi’ e não reconheceu seus irmãos e ignorou seus próprios filhos; mas guardaram vossa palavra e cumprem vossa aliança.
Ensinam vossos costumes a Jacó e vossa Lei a Israel; fazem subir o incenso ante vossas narinas e oferecem holocaustos sobre vosso altar.
Abençoai, Senhor, seus esforços e aceitai a obra de suas mãos; golpeai as costas de seus adversários e dos que o odeiam, para que não se levantem”.
Para Benjamim disse: “O amado de Javé habita junto dele em segurança. O Altíssimo o protege todo dia e mora entre suas colinas”.
Para José disse: “Sua terra será abençoada por Javé com os dons preciosos do céu, com o orvalho e com as águas profundas do abismo;
com os melhores frutos que o sol amadurece e com os melhores frutos de cada lua;
com os melhores produtos dos montes antigos, com os dons preciosos das colinas eternas
e com o melhor da terra e sua riqueza. O favor daquele que estava na sarça desça sobre a cabeça de José e sobre a fronte do predileto entre seus irmãos.
De seu touro é o primogênito, a ele a glória! Seus chifres são como os do búfalo, ferirá com eles os povos, até os confins da terra. Tais são as miríades de Efraim, tais são os milhares de Manassés”.
Para Zabulon disse: “Rejubila-te, Zabulon, em tuas expedições, e tu, Issacar, em tuas tendas!
Convidarão os povos à montanha, e ali imolarão sacrifícios legítimos; porque sorverão as riquezas do mar e os tesouros ocultos na areia”.
Para Gad disse: “Bendito seja quem aumenta a terra de Gad! Ele repousa como um leoa e dilacera braço e cabeça.
Escolheu para si as primícias, onde lhe estava reservada a parte do chefe; mas se juntou aos chefes do povo, cumpriu a justiça de Javé e suas sentenças sobre Israel”.
Para disse: “Dã é um leãozinho que se lança de Basã”.
Para Neftali disse: “Neftali, cumulado de favores e repleto da bênção de Javé, toma posse do mar e do sul”.
Para Aser disse: “Bendito seja Aser entre os filhos; seja o favorito de seus irmãos e mergulhe no óleo seu pé.
De ferro e de bronze sejam teus ferrolhos, e dure teu vigor quanto teus dias”.
“Ninguém é como o Deus de Jesurun: cavalga os céus, para te socorrer, e as nuvens, em sua majestade.
O Deus eterno é teu refúgio, aqui embaixo é ele o braço antigo; ele expulsa de tua frente o inimigo e te diz: ‘Destrói!’
Israel habita em segurança; a fonte de Jacó jorra à parte para uma terra de trigo e de vinho novo, na qual o próprio céu goteja orvalho.
Feliz és tu, ó Israel! Quem é igual a ti, um povo salvo por Javé? Ele é o escudo que te protege e a espada que te a vitória. Teus inimigos tratarão de corromper-te, mas tu pisarás suas alturas”.