Deuteronômio 16

“Guarda o mês de abib e celebra a Páscoa em honra de Javé, teu Deus, porque foi no mês de abib que Javé, teu Deus, te fez sair do Egito, de noite.
Imolarás a Javé, teu Deus, o sacrifício pascal, tomando de teu gado e de teu rebanho, no lugar que Javé, teu Deus, tiver escolhido para nele fazer habitar seu nome.
Com ele não comerás nada fermentado; durante sete dias comerás ázimos, pão de aflição, porque saíste do Egito a toda pressa, a fim de recordares por toda a vida o dia de tua saída da terra do Egito.
Durante sete dias não se verá contigo fermento em todo o teu território; e da carne que tiveres imolado na tarde do primeiro dia, nada restará até a manhã seguinte.
Não poderás imolar a vítima pascal em qualquer uma das cidades que Javé, teu Deus, te dá,
mas sim no lugar que Javé, teu Deus, tiver escolhido para nele fazer habitar seu nome† é que imolarás a vítima pascal, pela tarde, ao pôr do sol, hora de tua saída do Egito.
Cozinharás e comerás a vítima no lugar escolhido por Javé, teu Deus. Na manhã seguinte poderás voltar e ir para tuas tendas.
Durante seis dias comerás pães ázimos, e no sétimo dia haverá uma assembleia em honra de Javé, teu Deus; não farás trabalho algum”.

Pentecostes.

“Contarás sete semanas; a partir do dia em que iniciarem a ceifar a messe, começarás a contar sete semanas.
Então celebrarás a festa das Semanas em honra de Javé, teu Deus, trazendo ofertas voluntárias de tua mão, na medida em que Javé, teu Deus, te houver abençoado.
E te alegrarás na presença de Javé, teu Deus, com teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, com o levita que vive em tuas cidades, com o estrangeiro, o órfão e a viúva que moram em teu meio, no lugar escolhido por Javé, teu Deus, para nele fazer habitar seu nome.
Lembra-te de que foste escravo no Egito; observa e pratica estas leis”.

Festa das Tendas.

“Celebrarás a festa das Tendas durante sete dias, depois de haveres recolhido o produto de tua eira e de teu lagar.
E te alegrarás em tua festa com teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita e o estrangeiro, o órfão e a viúva, que vivem em tuas cidades.
Durante sete dias festejarás Javé, teu Deus, no lugar que Javé tiver escolhido; porque Javé, teu Deus, te abençoará em todas as tuas colheitas e em todo o trabalho de tuas mãos, e assim estarás plenamente satisfeito.
Três vezes ao ano todos os teus homens se apresentarão diante de Javé, teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido: na festa dos Ázimos, na festa das Semanas e na festa das Tendas. Ninguém comparecerá diante de Javé de mãos vazias:
cada um traga sua oferta na medida da bênção que Javé, teu Deus, lhe tiver concedido”.

Deveres dos juízes.

“Constituirás juízes e oficiais para cada uma de tuas tribos em todas as cidades que Javé, teu Deus, te dá, para que julguem o povo com sentenças justas.
Não distorcerás o direito, não farás acepção de pessoas nem aceitarás presentes, porque o presente cega os olhos dos sábios e corrompe as sentenças dos justos.
Segue estritamente a justiça, a fim de viveres e possuíres a terra que Javé, teu Deus, te dá”.

Repressão da apostasia.

“Não plantarás nenhum tronco sagrado, ou árvore qualquer junto do altar de Javé, teu Deus, que fizeres para ti;
nem levantarás colunas sagradas, o que Javé, teu Deus, detesta”.