2 Reis 20

Naquela época Ezequias foi atingido por uma doença mortal. O profeta Isaías, filho de Amós, veio dizer-lhe: “Assim fala Javé: Põe ordem em tua casa porque vais morrer, não sobreviverás”.
Ezequias virou o rosto para a parede e assim rezou a Javé:
“Javé, lembrai-vos, por favor, de como andei fielmente e com toda a integridade de coração diante de vós, fazendo o que era agradável a vossos olhos”. E Ezequias chorou abundantes lágrimas.
Antes que Isaías deixasse o pátio central, veio-lhe a palavra de Javé, dizendo:
“Volta e dize a Ezequias, chefe de meu povo: Assim fala Javé, Deus de teu antepassado Davi. Escutei tua prece e vi tuas lágrimas. Vou curar-te: em três dias subirás ao templo de Javé.
Acrescentarei quinze anos a tua vida. Livrar-te-ei, a ti e a esta cidade, da mão do rei da Assíria, protegerei esta cidade por amor de mim mesmo e de meu servo Davi”.
Isaías disse: “Tomai um pão de figos”; tomaram-no e o aplicaram sobre a úlcera, e o rei ficou curado.
Ezequias perguntou a Isaías: “Qual é o sinal de que Javé vai me curar e de que, dentro de três dias, subirei ao templo de Javé?”
Isaías respondeu: “Eis, da parte de Javé, o sinal de que ele realizará o que disse: Queres que a sombra avance dez degraus ou que retroceda dez degraus?”
Ezequias disse: “É fácil que a sombra avance dez degraus, mas não que retroceda dez degraus”.
O profeta Isaias invocou Javé, que fez a sombra recuar dez degraus, que havia descido na escada de Acaz.

Os embaixadores de Babilônia.

Naquele tempo Merodac-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, mandou cartas e um presente a Ezequias, pois ouvira falar que Ezequias estivera doente.
Ezequias deu audiência aos mensageiros e lhes mostrou toda a sala do tesouro, a prata, o ouro, os aromas, o óleo precioso, bem como seu arsenal e tudo o que havia em seus armazéns. Não houve nada em seu palácio ou em todos os seus domínios que Ezequias não lhes mostrasse.
Então o profeta Isaias foi ter com o rei Ezequias e perguntou-lhe: “Que disseram aqueles homens e de onde vieram para te visitar?” Ezequias respondeu: “Vieram de um país longínquo, de Babilônia”.
Isaías continuou: “Que é que viram em teu palácio?” Ezequias respondeu: “Viram tudo o que em meu palácio; nada em meus armazéns que eu não lhes tenha mostrado”.
Então Isaías disse a Ezequias: “Escuta a palavra de Javé:
Dias virão em que será levado para Babilônia tudo quanto existe em teu palácio, tudo o que teus antepassados acumularam até hoje; nada ficará, diz Javé.
Dentre os filhos que te nascerem e que tiveres gerado, tomarão alguns para serem eunucos no palácio do rei de Babilônia”.
Ezequias disse a Isaías: “É favorável a palavra de Javé que anuncias”. Com efeito, ele pensava: “Por que não? Pelo menos haverá paz e segurança enquanto eu for vivo”.

Morte de Ezequias.

O resto da história de Ezequias, todas as suas façanhas, e como construiu o açude e o canal* para levar água à cidade, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Judá?
Ezequias adormeceu com seus pais, e seu filho Manassés reinou em seu lugar.