2 Reis 14

No segundo ano de Joás, filho de Joacaz, rei de Israel, tornou-se rei Amasias, filho de Joás, rei de Judá.
Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Joaden e era de Jerusalém.
Fez o que é agradável a Javé, mas não como seu pai Davi; em tudo imitou Joás, seu pai.
No entanto, os lugares altos não desapareceram, e o povo continuava a oferecer sacrifícios e incenso sobre os lugares altos.
Logo que o poder real se consolidou em suas mãos, mandou matar aqueles seus oficiais que tinham assassinado o rei, seu pai.
Mas não mandou matar os filhos dos assassinos, em obediência ao que está escrito no livro da lei de Moisés, onde Javé ordenou: Os pais não serão mortos por causa de seus filhos nem os filhos serão mortos por causa dos pais; mas cada um morrerá por seu próprio pecado.
Ele matou dez mil edomitas no vale do Sal, tomou de assalto a Rocha e deu-lhe o nome de Jecetel, que ela conserva até hoje.
Então Amasias enviou mensageiros a Joás, filho de Joacaz, filho de Jeú, rei de Israel, para lhe dizer: “Vem, para medirmos forças!”
Joás, rei de Israel, mandou em resposta esta mensagem a Amasias, rei de Judá: “O espinheiro do Líbano mandou dizer ao cedro do Líbano: ‘Dá tua filha por esposa a meu filho’. Mas os animais selvagens do Líbano passaram e pisaram o espinheiro.
Obtiveste uma vitória sobre Edom e teu coração se enche de orgulho! Celebra tua glória, mas fica em casa. Para que provocar a desgraça e causar tua ruína e a de Judá contigo?”
Mas Amasias não quis atendê-lo e Joás, rei de Israel, partiu para a guerra. Enfrentaram-se os dois, ele e Amasias, rei de Judá, em Bet-Sames, que pertence a Judá.
Judá foi derrotado por Israel e cada um fugiu para sua tenda.
Joás, rei de Israel, prendeu Amasias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Ocozias, em Bet-Sames. Depois foi a Jerusalém e fez uma brecha de quatrocentos côvados na muralha de Jerusalém, desde a porta de Efraim até a porta do Ângulo.
Apoderou-se de todo o ouro e prata e de todos os objetos que se achavam no templo de Javé e no tesouro do palácio real, além de reféns, e voltou para Samaria.
O resto da história de Joás, tudo o que fez e suas façanhas, a guerra que fez a Amasias, rei de Judá, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel?
Joás adormeceu com seus pais e foi sepultado em Samaria com os reis de Israel. Jeroboão, seu filho, reinou em seu lugar.
Amasias, filho de Joás, rei de Judá, viveu ainda quinze anos depois da morte de Joás, filho de Joacaz, rei de Israel.
O resto da história de Amasias não está escrito no livro dos Anais dos reis de Judá?
Tramaram contra ele uma conspiração em Jerusalém; ele fugiu para Laquis, mas mandaram persegui-lo até Laquis e ali o mataram.
Transportaram seu corpo sobre cavalos e o sepultaram em Jerusalém, junto de seus pais, na Cidade de Davi.
Todo o povo de Judá escolheu Azarias, que tinha dezesseis anos, e o constituiu rei em lugar de seu pai Amasias.
Foi ele que reconstruiu Elat e a reconquistou para Judá, depois que o rei adormecera com seus pais.

Jeroboão II, rei de Israel.

No décimo quinto ano de Amasias, filho de Joás, rei de Judá, tornou-se rei de Israel, em Samaria, Jeroboão, filho de Joás, e reinou quarenta e um anos.
Fez o mal aos olhos de Javé e não se afastou de todos os pecados aos quais Jeroboão, filho de Nabat, havia arrastado Israel.
Restabeleceu as fronteiras de Israel, desde a entrada de Emat até o mar da Arabá, conforme Javé, Deus de Israel, havia dito por intermédio de seu servo, o profeta Jonas, filho de Amitai, que era de Gat-Ofer.
Pois Javé viu a extrema aflição de Israel, onde não havia mais nem escravo, nem livre, nem quem o pudesse socorrer.
Javé não havia decidido apagar o nome de Israel de debaixo do céu, por isso o salvou pela mão de Jeroboão, filho de Joás.
O resto da história de Jeroboão, tudo o que fez e suas façanhas, as guerras que fez e como reconquistou para Israel Damasco e Emat que pertenciam a Judá, tudo isso não está escrito no livro dos Anais dos reis de Israel?
Jeroboão adormeceu com seus pais junto aos reis de Israel, e seu filho Zacarias reinou em seu lugar.