1 Timóteo 5
Não repreendas duramente um velho; ao contrário, exorta-o como a um pai; aos jovens, como a irmãos;
As viúvas.
Se uma viúva tem filhos ou netos, que eles aprendam primeiro a praticar a piedade para com os da própria família e a retribuir a seus pais: é isto que agrada a Deus.
Mas a verdadeira viúva, a que ficou totalmente sozinha, confia em Deus e consagra os dias e as noites à prece e à oração.
Quanto àquela que só pensa no prazer, embora viva, está morta.
Recomenda isto também, para que sejam irrepreensíveis.
Se alguém não cuida dos seus, sobretudo dos que vivem com ele, este renegou a fé e é pior que um infiel.
Só pode ser inscrita no grupo das viúvas a que tem mais de sessenta anos e só se casou uma vez.
Ela deverá ter em seu favor o testemunho de suas boas obras: se educou filhos, exerceu a hospitalidade, lavou os pés dos irmãos, socorreu os aflitos e praticou todo tipo de beneficência.
Não admitas as viúvas mais jovens, porque, quando são assaltadas por desejos contrários a Cristo, querem casar-se de novo,
merecendo assim ser condenadas por terem faltado a seu primeiro compromisso.
Além disso, nada tendo a fazer, elas aprendem a andar pelas casas e não são apenas ociosas, mas também tagarelas e indiscretas, falando o que não convém.
Quero, pois, que as viúvas jovens se casem outra vez, que tenham filhos, que governem sua casa e não deem ao Adversário nenhuma ocasião de insulto.
Se uma mulher cristã tem viúvas em sua família, dê-lhes assistência, a fim de que a Igreja não fique sobrecarregada e possa assim socorrer as verdadeiras viúvas.
Os presbíteros.
Os presbíteros que exercem bem a presidência merecem uma dupla remuneração, sobretudo os que trabalham no ministério da Palavra e do ensino.
Com efeito, diz a Escritura: “Não porás mordaça ao boi enquanto debulha o trigo”; e ainda: “O operário merece seu salário”.
Não aceites acusação contra um presbítero, a não ser por depoimento de duas ou três testemunhas.
Repreende os culpados diante de todos, a fim de que os outros tenham medo.
Eu te conjuro diante de Deus, do Cristo Jesus e dos anjos eleitos, observa essas normas com imparcialidade, sem nada fazer por favoritismo.
Não tenhas pressa de impor as mãos a quem quer que seja, para não te tornares cúmplice dos pecados de outros. Conserva-te puro.
Não continues bebendo somente água, mas toma um pouco de vinho por causa de teu estômago e de tuas frequentes indisposições.
As faltas de certas pessoas aparecem antes mesmo de qualquer julgamento; as de outras, ao contrário, só depois.
Assim também as boas ações aparecem, e as que não são boas não podem ficar ocultas.