Pastor de Hermas 95

Eu perguntei: "Senhor, como puderam tornar-se piores, depois de conhecer a Deus?" Ele respondeu: "Aquele que não conhece a Deus e pratica o mal, merece alguma punição por seu mal.
Contudo, aquele que conhece a Deus não deve praticar o mal, e sim o bem.
Se aquele que deve praticar o bem, pratica o mal, não te parece que comete erro maior do que aquele que não conhece a Deus?
Por isso, aqueles que não conhecem a Deus e praticam o mal, são condenados à morte.
Mas os que conhecem a Deus, que viram sua grandeza, e ainda praticam o mal, serão duplamente castigados, e morrerão para sempre. É desse modo que a Igreja de Deus será purificada.
Viste essas pedras tiradas da torre, entregues aos espíritos maus e rejeitadas dela.
Aqueles que tiverem sido purificados, formarão um corpo.
Desse modo, a torre, depois de purificada, ficou aparentemente como de uma pedra.
Igualmente acontecerá com a Igreja de Deus, depois que for purificada e forem expulsos os maus, os hipócritas, os blasfemadores, os vacilantes e os que tiverem praticado todo tipo de mal.
Depois da exclusão deles, a Igreja de Deus será um corpo, um sentimento, um pensamento, uma fé, uma caridade.
Então, o Filho de Deus se alegrará e se regozijará com eles por ter encontrado puro o seu povo." Eu disse: "Senhor, tudo isso é grande e glorioso.
Mas agora, Senhor, mostra-me o poder e a conduta de cada uma das montanhas, a fim de que cada alma fiel ao Senhor, ouvindo isso, glorifique o seu nome grande, admirável e glorioso." Ele respondeu: "Escuta a respeito da diversidade das montanhas e das doze nações."