Pastor de Hermas 66

Oitava Parábola

1Poucos dias depois, vi o pastor na mesma planície onde tinha visto também os pastores, e ele me perguntou: "O que procuras ainda?" Respondi: "Senhor, estou aqui a fim de te pedir que mandes o pastor justiceiro sair da minha casa, pois ele me atribula muito." Ele disse: "É preciso que sejas atribulado.
2Com efeito, foi assim que o anjo glorioso ordenou a respeito de ti.
3Ele quer que sejas provado." Perguntei: "Senhor, o que fiz de tão mau, para ser entregue a esse anjo?" Ele respondeu: "Escuta.
4Teus pecados são numerosos, mas não tanto para que sejas entregue a esse anjo.
5Todavia, tua família cometeu grandes pecados e iniqüidades, e o anjo glorioso ficou irritado com as obras deles e, por isso, ordenou que sejas atribulado por algum tempo.
6Dessa forma, eles farão penitência e se purificarão de todo desejo deste mundo.
7Quando se tiverem arrependido e purificado, o anjo do castigo se afastará." Perguntei-lhe: "Senhor, se foram eles que fizeram essas coisas para irritar o anjo glorioso, que fiz eu?
8Ele respondeu: "E que não há outro modo para que eles sejam atribulados, se tu, chefe da família, não sofreres tribulação.
9Porque sendo tu atribulado, eles forçosamente o serão também, mas, se tiveres prosperidade, nenhuma tribulação poderá atingi-los." Eu repliquei: "Senhor, eles já fizeram penitência de todo o coração." Ele respondeu: "Eu sei muito bem que eles fizeram penitência do fundo do coração.
10Você pensa que os pecados daqueles que fazem penitência são imediatamente remidos? De modo algum.
11E preciso que aquele que fez penitência prove sua própria alma, se humilhe profundamente em tudo o que faz e passe por muitas e variadas tribulações.
12Se ele suportar as tribulações que lhe sobrevierem, aquele que tudo criou e fortaleceu terá compaixão dele e lhe concederá a cura.
13Isso acontecerá seguramente, se ele vir puro de toda coisa má o coração do penitente.
14E, portanto, proveitoso a ti e à tua família passar agora por tribulações.
15Mas, por que estou falando tanto?
16Tens que passar por tribulações, conforme ordenou esse anjo do Senhor que te confiou a mim.
17Agradece ao Senhor por julgar-te digno de te mostrar previamente a tribulação.
18Dessa forma, conhecendo-a de antemão, tu a suportarás valorosamente." Eu lhe pedi: "Senhor, fica comigo, e eu poderei suportar qualquer tribulação." Ele respondeu: "Eu estarei contigo, e pedirei ao anjo justiceiro para te atribular mais suavemente.
19Todavia, serás atribulado por pouco tempo, e depois serás restabelecido em teu lugar.
20Continua, porém, a te humilhar e a servir ao Senhor de coração puro - tu, teus filhos e tua família - e anda conforme os meus mandamentos que te dei.
21Desse modo, tua penitência poderá ser firme e pura.
22Se observares isso com tua família, toda tribulação se afastará de ti.
23E a tribulação também se afastará de todos os que andarem conforme os meus mandamentos."