Pastor de Hermas 38

Nono Mandamento

1Ele continuou: "Já te disse que as criaturas de Deus são de dois tipos; a abstinência também é dupla, pois é preciso se abster de algumas coisas e de outras não." Eu pedi: "Senhor, ensina-me de quais coisas preciso me abster e de quais não." Ele respondeu: "Escuta.
2Abstém-te do mal e não o pratiques.
3Não te abstenhas do bem, mas pratica-o.
4Com efeito, se te abstiveres de praticar o bem, cometerás grande pecado; por outro lado, se te abstiveres de praticar o mal, praticarás um grande ato de justiça.
5Abstém-te, portanto, de todo mal e pratica o bem." Eu perguntei: "Senhor, quais são os males de que nos devemos abster?" Ele me respondeu: "Escuta: adultério, fornicação, excesso na bebida, prazer depravado, comer em demasia, luxo da riqueza, ostentação, orgulho, altivez, mentira, maledicência, hipocrisia, rancor e todo tipo de blasfêmia.
6São essas as piores obras que existem na vida dos homens.
7O servo de Deus deve abster-se dessas obras, pois aquele que não se abstém delas, não pode viver em Deus.
8Escuta agora as obras que seguem a essas." Eu perguntei: "Senhor, há ainda outras obras más?" Ele respondeu: "Muitas, das quais os servos de Deus devem se abster: o roubo, a mentira, a fraude, o falso testemunho, a avareza, os desejos maus, o engano, a vanglória, a arrogância e outros vícios semelhantes.
9Não te parece que tudo isso é mau?" Eu respondi: "E muito mau para os servos de Deus." (Ele continuou): "É preciso que o servo de Deus se abstenha de tudo isso.
10Abstém-te, portanto, de tudo isso, para que vivas em Deus e sejas inscrito com os que se abstêm dessas coisas.
11São essas as coisas das quais te deves abster.
12As coisas das quais não te deves abster e sim praticar, são estas: não te abstenhas do bem, mas pratica-o." Eu pedi: "Senhor, mostra-me o poder das boas ações, para que eu siga seu caminho e as sirva, a fim de que, praticando-as, possa salvar-me."Ele respondeu: "Escuta as obras do bem, que deves praticar e não evitar.
13Em primeiro lugar, a fé, o temor do Senhor, a caridade, a concórdia, as palavras justas, a verdade, a perseverança.
14Não há nada de melhor na vida humana.
15Se alguém as observa e delas não se abstém, será feliz em sua vida.
16Escuta agora as obras que seguem a essas: assistir às viúvas, visitar os órfãos e necessitados, resgatar da escravidão os servos de Deus, ser hospitaleiro (pois na hospitalidade encontra-se por vezes a ocasião de fazer o bem), não criar obstáculos para ninguém, ser calmo, tornar-se inferior a todos, honrar os anciãos, praticar a justiça, conservar a fraternidade, suportar a violência, ser paciente, não nutrir rancor, consolar os aflitos na alma, não afastar da fé os escandalizados, mas convertê-los e dar-lhes coragem, corrigir os pecadores, não oprimir os devedores e necessitados, e outras ações semelhantes.
17Não te parece que essas sejam boas ações?" Eu respondi: "Que coisa é melhor do que isso, Senhor?" Ele continuou: "Anda, portanto, nesse caminho, não te abstenhas dessas coisas, e viverás em Deus.
18Observa este mandamento: se praticares o bem e não te abstiveres dele, viverás em Deus, e todos os que agirem assim, também viverão em Deus.
19E ainda, se não praticares o mal e te abstiveres dele, viverás em Deus; e todos aqueles que guardarem esses mandamentos e andarem em seus caminhos, também viverão em Deus."