Pastor de Hermas 36
Sétimo mandamento
Ele me disse: "Ouve agora o que vou te falar sobre a fé.
Há dois anjos com o homem: um é da justiça, e outro é do mal." Eu perguntei: "Senhor, como distinguirei as ações deles, se os dois anjos habitam comigo?" Ele me respondeu: "Ouve e compreende.
O anjo da justiça é delicado, modesto, doce e suave.
Quando entra em teu coração, imediatamente fala contigo sobre a justiça, a castidade, a santidade, a temperança, sobe todo ato e toda virtude nobre.
Quando tudo isso entra em teu coração, saibas que o anjo da justiça está contigo, pois essas obras são próprias do anjo da justiça.
Tem confiança nele e em suas obras.
Vê agora as obras do anjo do mal.
Em primeiro lugar, ele é colérico, amargo e insensato, e suas obras malignas os servos de Deus.
Quando entra em teu coração, tu o conheces por suas obras." Eu disse: "Senhor, não sei como poderei reconhecê-lo". Ele continuou: "Escuta.
Quando a cólera se apodera de ti, ou a amargura, saibas que ele está em ti.
Da mesma forma, os desejos da atividade, dispersa os gastos loucos em numerosos festins, em bebidas inebriantes, em orgias sem fim, em requintes variados e supérfluos, paixões pelas mulheres, grande riqueza, orgulho exagerado, altivez e tudo o que se assemelha a isso, se essas coisas entram no teu coração, saibas que o anjo do mal está em ti.
Reconhecendo suas obras, afasta-te dele e não creias nele, pois essas obras são más e inconvenientes para os servos de Deus.
Aí tens as ações dos dois anjos.
Compreende essas ações e depõe tua confiança no anjo da justiça.
Afasta-te do anjo do mal, porque seu ensinamento é mau para qualquer obra.
Se alguém é fiel e o pensamento desse anjo entra em seu coração, é inevitável que essa pessoa, homem ou mulher, cometa pecado.
Por outro lado, se homem ou mulher são depravados e as obras do anjo da justiça entram em seu coração, é inevitável que essa pessoa faça o bem.
Vê, portanto, que é bom seguir o anjo da justiça e renunciar ao anjo mau.
Esse mandamento explica o que se refere à fé, para que acredites nas obras do anjo da justiça e, cumprindo-as, vivas em Deus.
Acredita também que as obras do anjo do mal são funestas.
Evitando-as, viverás em Deus."