Pastor de Hermas 29
1Ele me disse: "Eu te ordeno guardar r castidade e que não entre em teu coração o desejo de outra mulher, nem de qualquer fornicação, nem de qualquer outro vício semelhante.
2Porque, se fizeres isso, cometerás grande pecado.
3Lembra-te sempre de tua esposa, e jamais pecarás.
4Se esses desejos entrarem em teu coração, pecarás; e se entrarem outras coisas igualmente más, também cometerás pecado, pois tal desejo é grande pecado para o servo de Deus.
5Se alguém realiza esse ato vicioso, prepara a morte para si mesmo. Portanto, estejas atento.
6Evita esse desejo, pois onde habita a santidade, no coração do homem justo, a iniqüidade não deve entrar." Eu lhe disse: "Senhor, permite-me apresentar algumas questões." Ele respondeu: "Podes perguntar." Eu continuei: "Senhor, se alguém tem esposa que crê no Senhor, e descobre que ela é adúltera, esse homem comete pecado vivendo com ela?" Ele me respondeu: "Enquanto ele não sabe, não comete pecado.
7Mas se fica sabendo do pecado de sua mulher e que ela, ao invés de se arrepender, persiste no adultério, o marido, vivendo com ela, se torna cúmplice de sua falta e participa no adultério dela." Então perguntei: "Se a mulher persiste nessa paixão, o que o marido deverá fazer?" Ele respondeu: "Deve repudiá-la e viver sozinho.
8Contudo, se depois de ter repudiado sua mulher, ele se casar com outra, então ele também comete adultério." Eu disse: "Senhor, e se a mulher depois de ter sido repudiada, se arrepender e quiser voltar a seu marido, ele deverá acolhê-la?" Ele continuou: "Sim.
9E se o marido não a receber, ele cometerá pecado e carrega-se de grande culpa.
10E preciso acolher aquele que peca e se arrepende, mas não muitas vezes.
11Para os servos de Deus existe apenas uma conversão. É em vista dessa conversão que o homem não deve se casar de novo.
12Essa obrigação vale tanto para a mulher como para o homem.
13O adultério não é apenas macular o corpo.
14Quem vive como os pagãos, também comete adultério.
15Portanto, se alguém persiste nessa conduta sem se converter, afasta-te e não vivas mais com ele.
16Caso contrário, serias cúmplice do seu pecado.
17A razão por que se ordena permanecer sozinho, tanto o homem como a mulher, é porque em tal caso é possível o arrependimento. "Contudo, não quero dar tal pretexto para que alguém faça isso, e sim impedir que o pecador recaia no pecado.
18Para quem pecou antes, existe quem pode curá-lo: é aquele que tem poder sobre todas as coisas".