Livro dos Jubileus 50
Leis referentes aos jubileus
E depois desta lei, eu te fiz conhecer os dias dos Sábados no deserto do Sinai, que está entre Elim e Sinai.
E te falei dos Sábados da terra no Monte Sinai, e te falei dos anos jubilares nos sábados dos anos: mas o ano disso não te revelei até que entreis na terra que haveis de possuir.
Por isso, determinei para ti as semanas de anos e os anos e os jubileus: há quarenta e nove jubileus desde os dias de Adão até este dia, [2410 A.M.], e uma semana e dois anos: e ainda faltam quarenta anos para aprender os mandamentos do Senhor, até que passem para a terra de Canaã, cruzando o Jordão para o oeste.
E os jubileus passarão, até que Israel seja purificado de toda culpa de fornicação, impureza, poluição, pecado, erro, e habite com confiança em toda a terra, e não haverá mais Satanás ou qualquer mal, e a terra estará limpa a partir desse momento para sempre.
e ao Sábado
Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Nele não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teus filhos, nem teus servos, nem tuas servas, nem teu gado, nem o estrangeiro que está contigo.
E o homem que fizer qualquer trabalho nele morrerá: quem profanar esse dia, quem se deitar com sua esposa, ou quem disser que fará algo nele, que partirá em uma jornada nele em relação a qualquer compra ou venda: e quem tirar água nele que não tenha preparado para si no sexto dia, e quem pegar qualquer carga para levá-la para fora de sua tenda ou de sua casa morrerá.
Não fareis nenhum trabalho algum no dia de Sábado, exceto o que tiverdes preparado para vós no sexto dia, para comer, beber, descansar, e guardar o Sábado de todo trabalho naquele dia, e abençoar o Senhor vosso Deus, que vos deu um dia de festa e um dia santo: e um dia do reino santo para todo Israel é este dia entre seus dias para sempre.
Pois grande é a honra que o Senhor deu a Israel para que comam, bebam e se satisfaçam neste dia de festa, e descansem de todo trabalho que pertence ao trabalho dos filhos dos homens, exceto queimar incenso e trazer oferendas e sacrifícios diante do Senhor nos dias e nos Sábados.
Este trabalho sozinho será feito nos dias de Sábado no santuário do Senhor vosso Deus; para que eles possam expiar por Israel com sacrifício continuamente de dia a dia para uma memória agradável diante do Senhor, e para que Ele os receba sempre de dia a dia conforme te foi ordenado.
E todo homem que fizer qualquer trabalho nele, ou fizer uma jornada, ou cultivar sua fazenda, quer em sua casa ou em qualquer outro lugar, e quem acender fogo, ou montar em qualquer besta, ou viajar de navio no mar, e quem ferir ou matar algo, ou abater um animal ou um pássaro, ou quem pegar um animal, um pássaro ou um peixe, ou quem jejuar ou fizer guerra nos Sábados:
O homem que fizer qualquer dessas coisas no Sábado morrerá, para que os filhos de Israel observem os Sábados de acordo com os mandamentos sobre os Sábados da terra, como está escrito nas tábuas, que Ele deu em minhas mãos para que eu escrevesse para ti as leis das estações, e as estações de acordo com a divisão de seus dias. Com isso está concluído o relato da divisão dos dias.