Livro dos Jubileus 47
Nascimento de Moisés
E na sétima semana, no sétimo ano, no quadragésimo sétimo jubileu, teu pai saiu [2303 A.M.] da terra de Canaã, e tu nasceste na quarta semana, no sexto ano dela, no [2330 A.M.] quadragésimo oitavo jubileu; este foi o tempo de tribulação sobre os filhos de Israel.
E Faraó, rei do Egito, emitiu um decreto a respeito deles para que lançassem todos os seus filhos do sexo masculino que nascessem no rio.
Eles os lançaram por sete meses até o dia em que tu nasceste.
E tua mãe te escondeu por três meses, e falaram a respeito dela. E ela fez uma arca para ti, e a cobriu com betume e asfalto, e a colocou nos juncos na margem do rio, e te colocou nela por sete dias, e tua mãe vinha à noite e te amamentava, e de dia Miriam, tua irmã, te guardava dos pássaros.
Adotado pela filha de Faraó
E naqueles dias, Termut, filha de Faraó, veio banhar-se no rio, e ouviu tua voz chorando, e disse às suas servas para te trazerem, e te trouxeram até ela.
E ela te tirou da arca, e teve compaixão de ti.
E tua irmã disse a ela: 'Devo ir e chamar uma das mulheres hebreias para amamentar e cuidar deste bebê para ti?'
E ela disse <a ela>: 'Vai.' E ela foi e chamou tua mãe Joquebede, e ela lhe deu salário, e ela te amamentou.
E depois, quando cresceste, te trouxeram à filha de Faraó, e tu te tornaste seu filho, e Amram, teu pai, te ensinou a escrever, e depois que completaste três semanas, te levaram à corte real.
Mata um egípcio e foge
E estiveste três semanas de anos na corte até o momento [2351-] quando saíste da corte real e viste um egípcio ferindo teu amigo que era [2372 A.M.] dos filhos de Israel, e o mataste e o escondeste na areia.
E no segundo dia, viste dois dos filhos de Israel brigando, e disse ao que estava errado: 'Por que estás ferindo teu irmão?'
E ele ficou zangado e indignado, e disse: 'Quem te fez príncipe e juiz sobre nós? Achas que me matarás como mataste o egípcio ontem?' E tu tiveste medo e fugiste por causa destas palavras.