Livro dos Jubileus 38

Morte de Esaú e derrota de suas forças

E depois disso, Judá falou com Jacó, seu pai, e disse-lhe: 'Curva o teu arco, pai, e lança as tuas flechas e derruba o adversário e mata o inimigo; e que tenhas o poder, pois não mataremos teu irmão, pois ele é como tu, e ele é como tu, honremo-lo.'
Então Jacó curvou seu arco e lançou a flecha e atingiu Esaú, seu irmão (em seu peito direito) e o matou.
E novamente ele lançou uma flecha e atingiu 'Adoran, o arameu, no peito esquerdo, e o fez recuar e o matou.
E então os filhos de Jacó saíram, eles e seus servos, dividindo-se em companhias nos quatro lados da torre.
E Judá saiu na frente, e Naftali e Gade com ele e cinquenta servos com ele no lado sul da torre, e mataram todos os que encontraram diante deles, e nenhum deles escapou.
E Levi, e Aser saíram no lado leste da torre, e cinquenta homens com eles, e mataram os homens de combate de Moabe e Amom.
E Rúben, Issacar e Zebulom saíram no lado norte da torre, e cinquenta homens com eles, e mataram os homens de combate dos filisteus.
E Simeão, Benjamim e Enoque, filho de Rúben, saíram no lado oeste da torre, e cinquenta homens com eles, e mataram de Edom e dos horitas quatrocentos homens, guerreiros valentes; e seiscentos fugiram, e quatro dos filhos de Esaú fugiram com eles, e deixaram seu pai morto, como ele havia caído na colina que está em 'Aduram.
E os filhos de Jacó os perseguiram até as montanhas de Seir. E Jacó enterrou seu irmão na colina que está em 'Aduram, e ele voltou para sua casa.
E os filhos de Jacó pressionaram os filhos de Esaú nas montanhas de Seir, e curvaram seus pescoços para que se tornassem servos dos filhos de Jacó.

Edom reduzido à servidão 'até hoje'

E enviaram a seu pai (para perguntar) se deveriam fazer paz com eles ou matá-los.
E Jacó enviou palavra a seus filhos para que fizessem paz, e fizeram paz com eles, e colocaram o jugo de servidão sobre eles, de modo que pagavam tributo a Jacó e a seus filhos sempre.
E continuaram a pagar tributo a Jacó até o dia em que ele desceu ao Egito.
E os filhos de Edom não se livraram do jugo de servidão que os doze filhos de Jacó haviam imposto sobre eles até hoje.

Reis de Edom

E estes são os reis que reinaram em Edom antes que reinasse qualquer rei sobre os filhos de Israel [até hoje] na terra de Edom.
E Balaque, filho de Beor, reinou em Edom, e o nome de sua cidade era Danaba.
E Balaque morreu, e Jobabe, filho de Zara de Boser, reinou em seu lugar.
E Jobabe morreu, e 'Asam, da terra de Temã, reinou em seu lugar.
E 'Asam morreu, e 'Adate, filho de Barade, que matou Midiã no campo de Moabe, reinou em seu lugar, e o nome de sua cidade era Avite.
E 'Adate morreu, e Salman, de 'Amaseca, reinou em seu lugar.
E Salman morreu, e Saul de Raabote (pelo) rio, reinou em seu lugar.
E Saul morreu, e Baalanan, filho de Acabor, reinou em seu lugar.
E Baalanan, filho de Acabor, morreu, e 'Adate reinou em seu lugar, e o nome de sua esposa era Maitabite, filha de Matarate, filha de Metabedzaabe.
Estes são os reis que reinaram na terra de Edom.