Livro dos Jubileus 29
Jacó parte secretamente
E aconteceu que, quando Raquel deu à luz a José, Labão foi tosquiar suas ovelhas, pois estavam distantes dele uma jornada de três dias.
E Jacó viu que Labão ia tosquiar suas ovelhas, e Jacó chamou Lia e Raquel, e falou gentilmente com elas para que viessem com ele para a terra de Canaã.
Pois ele lhes contou como havia visto tudo em um sonho, tudo o que Ele lhe havia falado para que retornasse à casa de seu pai, e elas disseram: 'Aonde quer que tu fores, iremos contigo.'
E Jacó abençoou o Deus de Isaque, seu pai, e o Deus de Abraão, pai de seu pai, e levantou-se, montou suas esposas e seus filhos, e levou todas as suas posses e atravessou o rio, e chegou à terra de Gileade, e Jacó escondeu suas intenções de Labão e não lhe contou.
Labão o persegue
E no sétimo ano da quarta semana, Jacó virou seu rosto para Gileade no primeiro mês, no vigésimo primeiro dia. [2135 A.M.] E Labão o perseguiu e alcançou Jacó na montanha de Gileade no terceiro mês, no décimo terceiro dia.
E o Senhor não permitiu que ele ferisse Jacó; pois apareceu a ele em um sonho durante a noite. E Labão falou com Jacó.
Pacto de Jacó e Labão
E no décimo quinto dia daqueles dias, Jacó fez um banquete para Labão e para todos os que vieram com ele, e Jacó jurou a Labão naquele dia, e Labão também a Jacó, que nenhum dos dois atravessaria a montanha de Gileade com más intenções.
E ele fez ali um monte como testemunha; por isso o nome daquele lugar é chamado: 'O Monte de Testemunho', após este monte.
Moradas dos amorreus destruídas na época do escritor
Mas antes costumavam chamar a terra de Gileade de terra dos Refains; pois era a terra dos Refains, e os Refains nasceram lá, gigantes cuja altura era de dez, nove, oito até sete côvados.
E sua habitação ia desde a terra dos filhos de Amom até o Monte Hermon, e os assentos de seu reino eram Carnaim e Astarote, e Edrei, e Misur, e Beon.
E o Senhor os destruiu por causa da maldade de suas ações; pois eram muito malignos, e os amorreus habitaram em seu lugar, ímpios e pecadores, e não há povo hoje que tenha cometido plenamente todos os seus pecados, e não têm mais longevidade na terra.
Labão parte
E Jacó despediu-se de Labão, e ele partiu para a Mesopotâmia, a terra do Oriente, e Jacó voltou para a terra de Gileade.
Jacó se reconcilia com Esaú
E ele passou o Jaboque no nono mês, no décimo primeiro dia. E naquele dia Esaú, seu irmão, veio a ele, e ele se reconciliou com ele, e partiu dele para a terra de Seir, mas Jacó morou em tendas.
E no primeiro ano da quinta semana deste jubileu [2136 A.M.] ele atravessou o Jordão, e habitou além do Jordão, e pastoreou suas ovelhas desde o mar do monte até Bete-Seã, e até Dotã e até a floresta de Acrabim.
E ele enviou a seu pai Isaque de toda a sua substância, roupas, comida, e carne, e bebida, e leite, e manteiga, e queijo, e algumas tâmaras do vale.
E também a sua mãe Rebeca quatro vezes por ano, entre os tempos dos meses, entre o arar e a ceifa, e entre o outono e a estação das chuvas, e entre o inverno e a primavera, para a torre de Abraão.
Pois Isaque havia retornado do Poço do Juramento e subido à torre de seu pai Abraão, e ele morava lá separado de seu filho Esaú.
Esaú se casa novamente
Pois nos dias em que Jacó foi para a Mesopotâmia, Esaú tomou para si uma esposa Maalate, filha de Ismael, e reuniu todos os rebanhos de seu pai e suas esposas, e subiu e morou no monte Seir, e deixou Isaque seu pai no Poço do Juramento sozinho.
Jacó envia suprimentos de comida para seus pais quatro vezes por ano para Hebrom
E Isaque subiu do Poço do Juramento e morou na torre de Abraão seu pai nas montanhas de Hebrom,
E para lá Jacó enviou tudo o que enviava a seu pai e sua mãe de tempos em tempos, tudo o que precisavam, e eles abençoaram Jacó com todo o coração e com toda a alma.