Livro dos Jubileus 22

Isaque

E aconteceu na primeira semana do quadragésimo quarto jubileu, no segundo ano, ou seja, o ano em que Abraão morreu, que Isaque e Ismael vieram do Poço do Juramento para celebrar a festa das semanas - isto é, a festa das primícias da colheita - a Abraão, seu pai, e Abraão se alegrou porque seus dois filhos tinham vindo.
Pois Isaque tinha muitas posses em Beer-Sheba, e Isaque costumava ir ver suas posses e voltar para seu pai.
E naqueles dias Ismael veio ver seu pai, e ambos vieram juntos, e Isaque ofereceu um sacrifício como holocausto, e o apresentou no altar de seu pai que ele havia feito em Hebrom.
E ele ofereceu um sacrifício de agradecimento e fez uma festa de alegria diante de Ismael, seu irmão; e Rebeca fez bolos novos do novo grão, e deu a Jacó, seu filho, para levá-los a Abraão, seu pai, das primícias da terra, para que ele pudesse comer e abençoar o Criador de todas as coisas antes de morrer.
E Isaque também enviou pela mão de Jacó a Abraão um melhor sacrifício de agradecimento, para que ele pudesse comer e beber.

Oração de Abraão

E ele comeu e bebeu, e abençoou o Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra, que fez todas as coisas gordurosas da terra, e as deu aos filhos dos homens para que pudessem comer e beber e abençoar seu Criador.
'E agora eu te agradeço, meu Deus, porque me permitiste ver este dia: eis que tenho cento e quinze anos, um velho e cheio de dias, e todos os meus dias têm sido de paz para mim.
A espada do adversário não me venceu em tudo o que me deste, e a meus filhos todos os dias de minha vida até este dia.
Meu Deus, que a tua misericórdia e a tua paz estejam sobre o teu servo, e sobre a semente de seus filhos, para que sejam para ti uma nação escolhida e uma herança entre todas as nações da terra, daqui em diante para todos os dias das gerações da terra, para todos os séculos.'

Últimas palavras de Abraão e bênçãos a Jacó

E ele chamou Jacó e disse: 'Meu filho Jacó, que o Deus de tudo te abençoe e te fortaleça para fazer a justiça, e a Sua vontade diante Dele, e que Ele te escolha a ti e à tua semente para que vos torneis um povo para a Sua herança segundo a Sua vontade para sempre.
E tu, meu filho Jacó, aproxima-te e beija-me.' E ele se aproximou e o beijou, e ele disse: 'Bendito seja meu filho Jacó e todos os filhos do Deus Altíssimo, para todos os séculos: Que Deus te uma semente de justiça; E alguns dos teus filhos Ele santificará no meio de toda a terra; Que as nações te sirvam, E todas as nações se curvem diante da tua semente.
forte na presença dos homens, E exerce autoridade sobre toda a semente de Sete. Então os teus caminhos e os caminhos dos teus filhos serão justificados, Para que se tornem uma nação santa.
Que o Deus Altíssimo te todas as bênçãos Com que Ele me abençoou E com que Ele abençoou Noé e Adão; Que repousem sobre a cabeça sagrada da tua semente de geração em geração para sempre.
E que Ele te purifique de toda a injustiça e impureza, Para que sejas perdoado de todas as transgressões que cometeste ignorantemente. E que Ele te fortaleça, E te abençoe. E que herdes toda a terra,
E que Ele renove a Sua aliança contigo. Para que sejas para Ele uma nação para Sua herança para todos os séculos, E para que Ele seja para ti e para a tua semente um Deus em verdade e justiça por todos os dias da terra.
E tu, meu filho Jacó, lembra-te das minhas palavras, E observa os mandamentos de Abraão, teu pai: Separa-te das nações, E não comas com elas: E não faças segundo as suas obras, E não te tornes seu associado; Pois as suas obras são impuras, E todos os seus caminhos são uma Poluição e uma abominação e impureza.
Eles oferecem sacrifícios aos mortos E adoram espíritos malignos, E comem sobre os túmulos, E todas as suas obras são vaidade e nulidade.
Eles não têm coração para entender E seus olhos não veem o que são as suas obras, E como erram ao dizer a um pedaço de madeira: 'Tu és o meu Deus,' E a uma pedra: 'Tu és o meu Senhor e tu és o meu libertador.' [E eles não têm coração.]
E quanto a ti, meu filho Jacó, Que o Deus Altíssimo te ajude E o Deus do céu te abençoe E te afaste da sua impureza e de todo o seu erro.
Guarda-te, meu filho Jacó, de tomar uma esposa de qualquer semente das filhas de Canaã; Pois toda a sua semente será arrancada da terra.
Pois, devido à transgressão de Cam, Canaã errou, E toda a sua semente será destruída da terra e todo o resto dela, E nenhum que dele brotar será salvo no dia do juízo.
E quanto a todos os adoradores de ídolos e profanos Não haverá esperança para eles na terra dos vivos; E não haverá lembrança deles na terra; Pois descerão ao Sheol, E para o lugar da condenação irão, Como os filhos de Sodoma foram levados da terra Assim serão todos aqueles que adoram ídolos.
Não temas, meu filho Jacó, E não te desanimes, ó filho de Abraão: Que o Deus Altíssimo te preserve da destruição, E de todos os caminhos do erro te livre.
Esta casa construí para mim mesmo para que eu pudesse colocar meu nome sobre ela na terra: dada a ti e à tua semente para sempre], e será chamada a casa de Abraão; é dada a ti e à tua semente para sempre; pois tu edificarás a minha casa e estabelecerás o meu nome diante de Deus para sempre: a tua semente e o teu nome permanecerão por todas as gerações da terra.'
E ele cessou de lhe dar ordens e de o abençoar.
E os dois deitaram juntos em uma cama, e Jacó dormiu no seio de Abraão, o pai de seu pai, e o beijou sete vezes, e seu afeto e seu coração se alegraram com ele.
E ele o abençoou com todo o seu coração e disse: 'O Deus Altíssimo, o Deus de todos, e Criador de todos, que me tirou de Ur dos Caldeus para que me desse esta terra para herdar para sempre, e que eu pudesse estabelecer uma semente santa - bendito seja o Deus Altíssimo para sempre.'
E ele abençoou Jacó e disse: 'Meu filho, sobre quem com todo o meu coração e meu afeto eu me alegro, que a Tua graça e a Tua misericórdia se levantem sobre ele e sobre a sua semente para sempre.
E não o abandones, nem o desprezes daqui em diante até os dias da eternidade, e que os Teus olhos estejam abertos sobre ele e sobre a sua semente, para que o preserves, e o abençoes, e o santifiques como uma nação para a Tua herança;
E o abençoes com todas as Tuas bênçãos daqui em diante para todos os dias da eternidade, e renoves a Tua aliança e a Tua graça com ele e com a sua semente de acordo com todo o Teu bom prazer para todas as gerações da terra.'