Livro dos Jubileus 19

Morte e enterro de Sara

E no primeiro ano da primeira semana do quadragésimo segundo jubileu, Abraão retornou e habitou em frente a Hebrom, que é Quiriate-Arba, por duas semanas de anos.
E no primeiro ano da terceira semana deste jubileu, os dias da vida de Sara se completaram, e ela morreu em Hebrom.
E Abraão foi lamentar por ela e enterrá-la, e nós o testamos [para ver] se seu espírito era paciente e se ele não se indignava com as palavras de sua boca; e ele foi encontrado paciente nisso e não foi perturbado.
Pois com paciência de espírito ele conversou com os filhos de Hete, com a intenção de que eles lhe dessem um lugar para enterrar seus mortos.
E o Senhor lhe deu graça diante de todos que o viram, e ele suplicou com gentileza aos filhos de Hete, e eles lhe deram a terra da caverna dupla em frente a Manre, que é Hebrom, por quatrocentas peças de prata.
E eles suplicaram a ele dizendo: Nós te daremos de graça; mas ele não aceitou de suas mãos de graça, pois deu o preço do lugar, o dinheiro na íntegra, e se curvou diante deles duas vezes, e depois disso enterrou seus mortos na caverna dupla.
E todos os dias da vida de Sara foram cento e vinte e sete anos, ou seja, dois jubileus e quatro semanas e um ano: estes são os dias dos anos da vida de Sara.
Esta é a décima prova pela qual Abraão foi testado, e ele foi encontrado fiel, paciente de espírito.
E ele não disse uma única palavra sobre o rumor na terra de que Deus havia dito que lhe daria a ele e à sua descendência depois dele, e ele pediu um lugar ali para enterrar seus mortos; pois ele foi encontrado fiel e foi registrado nas tábuas celestiais como amigo de Deus.

Nascimento de Esaú e Jacó

E no quarto ano disso ele tomou uma esposa para seu filho Isaque e seu nome era Rebeca [2020 A.M.] [a filha de Betuel, filho de Naor, irmão de Abraão] irmã de Labão e filha de Betuel; e Betuel era filho de Melca, que era esposa de Naor, irmão de Abraão.
E Abraão tomou para si uma terceira esposa, e seu nome era Quetura, entre as filhas de seus servos domésticos, pois Hagar havia morrido antes de Sara. E ela lhe deu seis filhos, Zimran, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá, em duas semanas de anos.
E na sexta semana, no segundo ano dela, Rebeca deu à luz a Isaque dois filhos, Jacó e Esaú,
e [2046 A.M.] Jacó era um homem liso e reto, e Esaú era feroz, um homem do campo, e peludo, e Jacó habitava em tendas.
E os jovens cresceram, e Jacó aprendeu a escrever; mas Esaú não aprendeu, pois era um homem do campo e um caçador, e aprendeu a guerra, e todas as suas ações eram ferozes.

Abraão recomenda Jacó a Rebeca e o abençoa

E Abraão amava Jacó, mas Isaque amava Esaú.
E Abraão viu as ações de Esaú, e ele sabia que em Jacó seu nome e sua descendência seriam chamados; e ele chamou Rebeca e deu ordens sobre Jacó, pois sabia que ela também amava muito mais Jacó do que Esaú.
E ele disse a ela: Minha filha, cuida do meu filho Jacó, pois ele estará em meu lugar na terra, e para uma bênção no meio dos filhos dos homens, e para a glória de toda a descendência de Sem.
Pois sei que o Senhor o escolherá para ser um povo para si mesmo, acima de todos os povos que estão sobre a face da terra.
E eis que Isaque, meu filho, ama mais a Esaú do que a Jacó, mas vejo que tu verdadeiramente amas Jacó.
Acrescenta ainda mais a tua bondade para com ele, e que teus olhos estejam sobre ele com amor; pois ele será uma bênção para nós na terra daqui em diante, para todas as gerações da terra.
Que tuas mãos sejam fortes e que teu coração se alegre em teu filho Jacó; pois eu o amei muito além de todos os meus filhos. Ele será abençoado para sempre, e sua descendência encherá toda a terra.
Se um homem puder contar a areia da terra, sua descendência também será contada.
E todas as bênçãos com que o Senhor me abençoou a mim e à minha descendência pertencerão a Jacó e à sua descendência para sempre.
E em sua descendência meu nome será abençoado, e o nome de meus pais, Sem, Noé, Enoque, Maalaleel, Enos, Sete e Adão.
E estes servirão para lançar os fundamentos do céu, e para fortalecer a terra, e para renovar todas as luminárias que estão no firmamento.
E ele chamou Jacó diante dos olhos de Rebeca sua mãe, e o beijou, e o abençoou, e disse:
'Jacó, meu amado filho, a quem minha alma ama, que Deus te abençoe de cima do firmamento, e que Ele te todas as bênçãos com que abençoou Adão, Enoque, Noé, Sem; e todas as coisas das quais Ele me falou, e todas as coisas que Ele prometeu me dar, que Ele faça com que se apeguem a ti e à tua descendência para sempre, de acordo com os dias do céu acima da terra.
E os Espíritos de Mastema não reinarão sobre ti ou sobre a tua descendência para te afastar do Senhor, que é teu Deus daqui em diante para sempre.
E que o Senhor Deus seja um pai para ti e tu o filho primogênito, e para o povo sempre.
Vai em paz, meu filho.' E ambos saíram juntos de Abraão.
E Rebeca amava Jacó, com todo o seu coração e com toda a sua alma, muito mais do que Esaú; mas Isaque amava Esaú muito mais do que Jacó.