Livro dos Jubileus 1

Prólogo

Esta é a história da divisão dos dias da lei e do testemunho, dos eventos dos anos, das suas semanas, dos seus Jubileus ao longo de todos os anos do mundo, conforme o Senhor falou a Moisés no Monte Sinai quando ele subiu para receber as tábuas da lei e do mandamento, de acordo com a voz de Deus, como Ele lhe disse: 'Sobe ao topo do Monte.'

Moisés recebe as tábuas da lei e instruções sobre a história passada e futura que ele deve inscrever em um livro

E aconteceu no primeiro ano do êxodo dos filhos de Israel do Egito, no terceiro mês, no décimo sexto dia do mês, [2450 Anno Mundi] que Deus falou a Moisés, dizendo: 'Sobe a Mim no Monte, e te darei duas tábuas de pedra da lei e do mandamento, que escrevi, para que as ensines.'
E Moisés subiu ao monte de Deus, e a glória do Senhor permaneceu no Monte Sinai, e uma nuvem o cobriu por seis dias.
E chamou a Moisés no sétimo dia do meio da nuvem, e a aparência da glória do Senhor era como um fogo flamejante no topo do monte.
E Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites, e Deus lhe ensinou a história anterior e posterior da divisão de todos os dias da lei e do testemunho.

Apostasia de Israel

E Ele disse: 'Inclina teu coração para cada palavra que eu falar a ti neste monte, e escreve-as em um livro para que suas gerações vejam como não os abandonei por todo o mal que fizeram ao transgredir a aliança que estabeleci entre Mim e ti para suas gerações neste dia no Monte Sinai.
E assim acontecerá quando todas essas coisas vierem sobre eles, que reconhecerão que sou mais justo do que eles em todos os seus julgamentos e em todas as suas ações, e reconhecerão que estive verdadeiramente com eles.
E escreve para ti todas estas palavras que te declaro hoje, pois conheço a rebelião deles e o pescoço duro deles, antes de levá-los para a terra que jurei a seus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: tua semente darei uma terra que mana leite e mel.'
E eles comerão e se saciarão, e se voltarão para deuses estranhos, para deuses que não podem livrá-los de nenhum de seus sofrimentos: e esta testemunha será ouvida contra eles.
Pois esquecerão todos os Meus mandamentos, todos os que lhes ordeno, e seguirão os gentios, e sua impureza, e sua vergonha, e servirão a seus deuses, e estes se tornarão para eles uma ofensa e uma tribulação e uma aflição e um laço.

Catividade de Israel e Judá

E muitos perecerão e serão levados cativos, e cairão nas mãos do inimigo, porque abandonaram Meus estatutos e Meus mandamentos, e as festas da Minha aliança, e Meus sábados, e Meu lugar santo que consagrei para Mim no meio deles, e Meu tabernáculo, e Meu santuário, que consagrei para Mim no meio da terra, para que eu colocasse Meu nome sobre ele, e para que ali habitasse.
E eles construirão lugares altos e bosques e imagens esculpidas, e adorarão, cada um a sua própria (imagem esculpida), para se desviarem, e sacrificarão seus filhos aos demônios, e a todas as obras do erro de seus corações.
E enviarei testemunhas a eles, para que testemunhem contra eles, mas eles não ouvirão, e também matarão as testemunhas, e perseguirão aqueles que buscam a lei, e abolirão e mudarão tudo para fazer o mal diante dos Meus olhos.
E esconderei Meu rosto deles, e os entregarei nas mãos dos gentios para a captura, e para a presa, e para a devoração, e os removerei do meio da terra, e os espalharei entre os gentios.
E esquecerão toda a Minha lei e todos os Meus mandamentos e todos os Meus juízos, e se desviarão em relação às luas novas, e sábados, e festas, e jubileus, e ordenanças.

Retorno de Judá e reconstrução do templo

E depois disso eles se voltarão para Mim dentre os gentios com todo o coração e com toda a alma e com toda a força, e Eu os reunirei dentre todos os gentios, e eles Me buscarão, para que Eu seja encontrado por eles, quando Me buscarem com todo o coração e com toda a alma.
E lhes revelarei paz abundante com retidão, e removerei deles a planta da retidão, com todo o Meu coração e com toda a Minha alma, e eles serão uma bênção e não uma maldição, e serão a cabeça e não a cauda.
E construirei Meu santuário no meio deles, e habitarei com eles, e serei o seu Deus e eles serão o Meu povo em verdade e retidão.
E não os abandonarei nem falharei com eles; pois Eu sou o Senhor, o seu Deus.'

Oração de Moisés por Israel

E Moisés caiu com o rosto em terra e orou e disse: Senhor meu Deus, não abandones o Teu povo e a Tua herança, para que não vaguem no erro de seus corações, e não os entregues nas mãos de seus inimigos, os gentios, para que não dominem sobre eles e os façam pecar contra Ti.
Que a Tua misericórdia, ó Senhor, se levante sobre o Teu povo, e crie neles um espírito reto, e que o espírito de Beliar não os domine para acusá-los diante de Ti, e para enredá-los de todos os caminhos da retidão, para que pereçam diante da Tua face.
Mas eles são o Teu povo e a Tua herança, que Tu livraste com o Teu grande poder das mãos dos egípcios: cria neles um coração puro e um espírito santo, e que não sejam enredados em seus pecados daqui em diante até a eternidade.'
E o Senhor disse a Moisés: 'Conheço a obstinação deles e seus pensamentos e a dureza de seus pescoços, e eles não serão obedientes até confessarem seu próprio pecado e o pecado de seus pais.
E depois disso eles se voltarão para Mim com toda a retidão e com todo o coração e com toda a alma, e circuncidarei o prepúcio de seus corações e o prepúcio do coração de sua descendência, e criarei neles um espírito santo, e os purificarei para que não se afastem de Mim daquele dia até a eternidade.
E suas almas se apegarão a Mim e a todos os Meus mandamentos, e cumprirão Meus mandamentos, e serei o seu Pai e eles serão Meus filhos.
E todos serão chamados filhos do Deus vivo, e todo anjo e todo espírito saberão, sim, saberão que estes são Meus filhos, e que Eu sou o seu Pai em retidão e justiça, e que Eu os amo.

Moisés ordenado a escrever a história futura do mundo

E escreva para si todas estas palavras que lhe declaro neste monte, as primeiras e as últimas, que acontecerão em todas as divisões dos dias na lei e no testemunho e nas semanas e nos jubileus até a eternidade, até que Eu desça e habite com eles por toda a eternidade.'

E um anjo a escrever a lei

E Ele disse ao anjo da presença: Escreva para Moisés desde o início da criação até que Meu santuário tenha sido construído entre eles para toda a eternidade.

Promessa de Deus de redimir e habitar com eles

E o Senhor aparecerá aos olhos de todos, e todos saberão que Eu sou o Deus de Israel e o Pai de todos os filhos de Jacó, e Rei no Monte Sião para toda a eternidade. E Sião e Jerusalém serão santas.'

Este anjo leva as tábuas cronológicas celestiais para ditar a Moisés

E o anjo da presença que foi adiante do acampamento de Israel tomou as tábuas das divisões dos anos - desde o tempo da criação - da lei e do testemunho das semanas dos jubileus, de acordo com os anos individuais, de acordo com todo o número dos jubileus [de acordo com os anos individuais], desde o dia da [nova] criação quando os céus e a terra serão renovados e toda a sua criação de acordo com os poderes do céu, e de acordo com toda a criação da terra, até que o santuário do Senhor seja feito em Jerusalém no Monte Sião, e todas as luminárias sejam renovadas para cura e para paz e para bênção para todos os eleitos de Israel, e que assim seja a partir desse dia e por todos os dias da terra.