Epístola de Barnabé 11
Profecias do Batismo e da Cruz
Pesquisemos se o Senhor teve intenção de falar antecipadamente sobre a água e sobre a cruz. Quanto à água, está escrito que Israel não teria recebido o batismo que leva à remissão dos pecados, mas que eles próprios teriam constituído um.
Com efeito, diz o profeta: "Pasma, ó céu, e que a terra trema ainda mais! Pois este povo cometeu mal duplo: eles me abandonaram, a mim que sou a fonte viva da água, e cavaram para si mesmos uma cisterna de morte.
Por acaso, o Sinai, minha montanha santa, é rocha deserta? Vós sereis como os passarinhos que voam, quando se lhes tira o ninho".
E o profeta diz ainda: "Eu marcharei à tua frente, aplainarei as montanhas, quebrarei as portas de bronze, despedaçarei as trancas de ferro, e te darei tesouros secretos, escondidos, invisíveis, a fim de que saibam que eu sou o Senhor Deus. Tu habitarás numa caverna alta de rocha sólida, onde a água não falta nunca.
Vereis o rei em sua glória e vossa alma meditará no temor do Senhor".
A água e o madeiro
Ele diz ainda por meio de outro profeta: "Quem assim age, será como a árvore plantada junto à corrente d'água, e que dá seu fruto no tempo certo. Sua folhagem não cairá; e tudo o que ele fizer terá sucesso.
Não são assim os ímpios, não são assim. Eles são, antes, como a poeira que o vento espalha na face da terra.
E por isso que os ímpios não se levantarão no julgamento, nem os pecadores no conselho dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá".
Notai que ele designa ao mesmo tempo a água e a cruz. Com efeito, ele quer dizer: "Felizes aqueles que, tendo lançado sua esperança na cruz, desceram para a água.
Pois ele diz que o salário vem "no tempo certo". Então, diz ele, eu retribuirei.
Mas para hoje, ele diz: "Sua folhagem não cairá". Isso significa que toda palavra de fé e amor que sair da vossa boca será para muitos causa de conversão e de esperança.
E outro profeta diz ainda: "E a terra de Jacó era celebrada mais do que qualquer outra terra". Isso quer dizer que ele glorifica o vaso do seu Espírito.
O que diz ele a seguir? "Havia um rio que corria, vindo da direita, e árvores esplêndidas hauriam dele seu crescimento.
Qualquer pessoa que delas comer, viverá eternamente". Isso significa que descemos para a água carregados de pecados e poluição, mas subimos dela para dar frutos em nosso coração, tendo no Espírito o temor e a esperança em Jesus.
"Quem comer deles viverá eternamente", quer dizer: quem escutar, quando tais palavras são ditas, e crer nelas, viverá eternamente.