1 Livro de Adão e Eva 43

Então Adão e Eva ficaram amedrontados e detiveram-se. E Adão disse a Eva: "Que fogo é esse ao largo de nossa caverna? Não fizemos nada para provocar este fogo.
"Não temos nem pão para assar dentro, nem caldo para cozinhar lá. Quanto a este fogo, não o conhecemos, nem sabemos como chamá-lo."
"Mas desde que Deus mandou o querubim com uma espada de fogo que reluzia e relampejava em sua mão e que de medo caímos e ficamos como cadáveres, nunca mais vimos nada igual."
"Mas agora, ó Eva, vê, este é o mesmo fogo que estava na mão do querubim, a quem Deus enviou para guardar a caverna onde moramos."
Eva, é porque Deus esta zangado conosco e nos quer expulsar dali."
"E Eva, desobedecemos novamente ao Seu mandamento naquela caverna, assim Ele enviou este fogo para queimar à sua volta, e assim impedir-nos de entrar."
"Se isto for realmente assim, ó Eva, onde moraremos? 49 E para onde escaparemos da face do Senhor? Pois quanto ao jardim, Ele não nos permitirá habitar nele, e Ele nos privou das. boas coisas de lá; mas Ele nos colocou nesta caverna, onde temos suportado a escuridão, as provações e dificuldades, até que finalmente encontramos consolo ali."
"Mas agora, se Ele nos levasse para uma outra terra, quem sabe o que poderia acontecer lá? E, quem sabe, a escuridão daquela terra poderia ser bem maior que a escuridão desta terra?"
"Quem sabe o que pode-ria acontecer naquela terra de dia ou de noite? E quem sabe, ó Eva se seria distante ou próximo do jardim o lugar onde a Deus agradaria colocar-nos; ou onde Deus nos impediria de vê-Lo, porque desobedecemos ao Seu mandamento, e por Lhe fazermos pedidos em todas as ocasiões?"
"O Eva, se Deus nos mandar para urna outra terra estranha que não esta, onde achamos consolo, deve ser para matar nossa alma e apagar nosso nome da face da terra.
Eva, se formos afastados ainda mais do jardim e de Deus, onde O acharemos novamente para pedir-Lhe que nos ouro, incenso, mirra e alguns frutos da figueira?"
"Onde O acharemos para confortar-nos uma segunda vez? Onde O acharemos, para que ele possa pensar em nós com relação à Aliança que Ele fez a nosso favor?"
Em seguida Adão calou-se e não disse mais nada. E eles continuaram a olhar, ele e Eva, em direção da caverna, e para o fogo que se erguia à sua volta.
Mas aquele fogo provinha de Satã. Pois ele juntara 50 árvores e capim seco, os carregara e trouxera para a caverna, e tinha ateado fogo neles, a fim de consumir a caverna e o que estava dentro dela.
Assim Adão e Eva seriam abandonados na tristeza, e ele acabaria com sua confiança em Deus, e faria com que eles O negassem.
Mas, por misericórdia de Deus, ele não podia queimar a caverna, pois Deus enviara Seu anjo até a caverna para preservá-la desse fogo, até que este se extinguisse.
E este fogo durou do meio-dia até o raiar do dia seguinte. Este foi o quadragésimo quinto dia.