1 Livro de Adão e Eva 26

Então Adão tomou Eva, e puseram-se no caminho de volta à Caverna dos Tesouros onde moravam. Mas ao aproximarem- se e a virem de longe, uma pesada tristeza tomou conta de Adão e Eva quando para ela olharam.
Então Adão disse a Eva: "Quando estávamos na montanha, fomos confortados pela Palavra de Deus que conversou conosco; e a luz que vinha do leste iluminou-nos.
"Mas agora a Palavra de Deus ocultou-se de nós, e a luz que nos iluminava está tão mudada como se estivesse prestes a 27 desaparecer e permitir que a escuridão e a tristeza caiam sobre nós."
"E somos forçados a entrar nesta caverna que parece prisão, onde a escuridão nos envolve de maneira que ficamos separados um do outro; e tu não me podes ver, nem eu te posso ver.
Depois de dizer Adão estas palavras, ele choraram e estenderam as mãos a Deus; pois estavam cheios de tristeza.
E suplicaram a Deus que lhes trouxesse o sol para iluminá- los, para que a escuridão não tomasse a envolvê-los e para que não fossem novamente para debaixo daquela cobertura de rocha. Eles preferiam morrer a ver a escuridão.
Então Deus olhou para Adão e Eva e considerou sua enorme tristeza e considerou tudo que eles haviam feito como coração ardente por causa do sofrimento presente, em vez de seu bem estar anterior, e por causa de toda a miséria que lhes acontecera numa terra estranha.
Por isso Deus não estava irado com eles; nem impaciente com eles, mas Ele estava paciencioso e indulgente para com eles, pois eram os filhos que Ele criara.
Então a Palavra de Deus chegou a Adão, dizendo: "Adão, quanto ao sol, se Eu não o houvesse trazido a ti, os dias, horas, anos e meses perderiam sua validade, e a Aliança que eu fiz contigo jamais se cumpriria.
"Neste caso serias abandonado e submetido a um longo flagelo, e ficarias para sempre sem alguma salvação."
"Sim, é melhor que conduzas tua alma por longo tempo e com serenidade, enquanto suportas a noite e o dia; até que os 28 dias se cumpram e chegue o tempo da Minha promessa."
horas, e quando terminar, a luz ressurgirá".
"E Eu, ao olhar para todas as coisas boas nas quais viveste, e porque saíste delas, de boa vontade mostrar-te-ia misericórdia."
"Mas Eu não posso alterar a Aliança que saiu de Minha boca; do contrário Eu te traria de volta ao jardim."
"Quando, no entanto, a Aliança for cumprida, então Eu terei misericórdia para contigo para com tua descendência, e trar-te-ei para uma terra de alegria onde não tristeza nem sofrimento, mas felicidade e louvores que nunca cessam; e um belo jardim que nunca passará."
E Deus disse novamente a Adão: "Sê paciente e entra na caverna, pois a escuridão da qual tinhas medo durará apenas
Então, após ouvir de Deus estas palavras, Adão e Eva adoraram-no, e seus corações consolaram-se. Eles voltaram para caverna, segundo seu hábito, enquanto lágrimas corriam de seus olhos, tristeza e lamentações vinham do coração e eles desejavam ardentemente que a alma lhes deixasse o corpo.
E Adão e Eva permaneceram orando até que a escuridão da noite desceu sobre eles, Adão ficou oculto de Eva, e ela dele.